segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Sim, sou gordo, e dai? ou de como é idiota alguém se auto denominar "Modelo Plus Size"


Então, com 1.77 e 118kg, obviamente sou uma pessoa gorda. o nome é esse, gordo, sou gordo e pronto. mas não sou indolente, não sofro de depressão, não tenho problemas com minha auto estima (alias, até tenho, gosto demais de mim, demais mesmo), não tenho vergonha de sair a rua, enfim, não existe nenhum destes esteriotipos comuns aos gordos presentes em minha vida. sou gordo porque gosto de comer, tenho diabetes, após os 40 é notória a alteração do meu metabolismo e porque realmente adoro comer! ser gordo é tão natural para mim quanto ter um pênis dado ao meu genero (masculino). não me envergonho e não vou enlouquecer buscando ser magro.

Os problemas que enfrento sendo gordo são criados muito mais pela sociedade que me quer magro, do que pela minha condição de gordo, e não me venha com este papo de gordinho, como se isso me deixasse mais magro. Sou Gordo, não gordinho. Vou comprar camisas sociais e tenho problemas. Mas o problema é eu ser gordo ou a miopia das confecções que insistem em querer enquadrar as pessoas em modelos surreais de tamanhos? Quem perde de vender? A loja não é mesmo? Eu saio rindo e entro na próxima loja. Outra coisa que sempre acontece: Coletivos que são feitos apenas para magros. Se eu sento acabo pegando o meu lugar e metade do outro. Vamos combinar, quem é o idiota? Eu por ser gordo ou os designers  de coletivos que fazem bancos para pessoas subnutridas?

Ser gordo  tem algum lado negativo? Claro! Mas ser magro também tem. Eu vejo meus pés ao olhar para baixo, vejo o meu penis  ttals e aquels que são extremamente gordos e não vem nem um nem outro,  ( o outro, as vezes até esquecem que tem), não tem que ser ridicularizados por este motivo, até porque muitas vezes ser gordo é um processo doloroso em que doença e estima baixa se juntam em uma combinação maléfica. Como disse acima, não é o meu caso, mas pode ser e é sem dúvida o de algumas pessoas e isso não é motivo para que estas sejam ridicularizadas.

Uma coisa mega engraçada é ver mulheres (grupo que está ficando cada vez mais gorda na população, bem mais que os homens), se recusando a sequer olhar, a menos que seja com asco para homens gordos. Querem homens sarados, mesmo que elas mesmas levem consigo alguns quilinhos a mais. Claro, cada um gosta do que quer e como quer, mas que conversa é essa? De bebado? De Louco? De bebado louco? Ser gordo não é nada mais que isso: Ter uns quilos a mais.

Dietas, academia,  tudo isso é válido, porque cada um sabe o que é melhor para si, mas quando isso vira uma obsessão, quando deixamos de pensar de forma racional,  quando deixamos de ver as pessoas como elas são para ver o formato que elas tem, ai ferrou! Ai perdemos a noção de que sim, somos todos iguais e criamos preconceitos perigosos, ainda mais perigosos que aqueles étnicos ou raciais, pois esses são reprimidos quando ditos em voz alta pela parte sensata da popilação, enquanto ser preconceituoso com os gordos gera nada mais que piadas.

E o lance das modelos "Plus Size"? Quer idiotice maior que essa? Não podem apenas ser modelos, pessoas bonitas? Por serem bonitas, tem que ser taxadas de "Plus Size"? Até onde vai nossa imbecilidade em aceitar rótulos em cima de rótulos. Aceitar ser chamada(o)  de modelo "Plus Size" equivale  a aceitar que alguém te diga: " Olha, você até que é bonita(o), mas tinha que ser gordinha(o)? Ou seja, ser bonito, e ser gordo, são conceitos rivais.

Ninguém diz " a Gisele Bundchen é uma loira linda!" Diz-se que ela é linda e pronto. Mas se for a tapada da  tal de Fluvia Lacerda, que aceitou para si o rótulo de "maior e mais bem paga  Modelo Plus Size" do mundo, sempre se diz: "A modelo Plus Size, Fluvia Lacerda", ou seja, o rótulo precede a pessoa. Que mundo é esse que vivemos???

Já fui chamado aqui no meu próprio espaço de "gordo feio" Feio é questão de gosto e eu mesmo me acho bem feinho, mas gordo é preconceito. Pra que? Como se o que escrevo, minhas opiniões, advenham todas de minhas camadas a mais de banha, não da minha mente privilegiada (é, privilegiada sim).

Gordos são pessoas tão  iguais como os magros e em um mundo, louco mundo em que é melhor ter do que ser e se for pra ser, tem que ser magro e belo, vivem muitas vezes uma rotina de preconceitos desnecessários. É  triste, mas é assim que é. Eu dou risada, mas nem todos dão, pense nisso antes de ridicularizar alguém porque esta pessoa pesa mais do (que você acha) que deveria.

É isso.

Ouvindo: J. Cash

Nenhum comentário: