quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

como falar de Deus com sua filha(o) adolescente


Isso não é um manual. é apenas uma fração de minha experiência como pai de uma adolescente que tem dificuldades em crer e se interessar por Jesus e seu amor.

Antes de mais nada, não adianta tentar "vender" um Jesus castrador. Até porque ele não o é. Jesus é amor, é bondade, compreensão e claro justiça também. Mas a justiça de Jesus não se dá por vingança, mas como consequência de nossos atos. Adolescentes são rebeldes por definição, eu fui um e não era rebelde, era tresloucado mesmo (e ainda sou). Então,  ficar batendo na tecla que os erros de hoje, de ontem e os que ele cometerá amanhã, serão punidos severamente, não vai ajudar, a menos que seu objetivo seja coloca-lo bem longe de Cristo.

Seja exemplo. Este ponto é fundamental. Se você nem sequer tenta ter um relacionamento com Cristo, não adianta ficar falando e falando sobre como isso é bom. Adolescentes copiam modelos, pois ainda estão construindo a sua própria forma de viver. Se você fala uma coisa e faz outra, no minimo, parecerá um pateta para seu filho ao falar de Deus. E ele estará certo em ter esta percepção. Filhos  adolescentes não são trouxas e ainda tem a mania de achar que nós pais, é que somos ao contar suas histórias da carochinha para fazer isto ou aquilo que sabem que não fariam se falassem a verdade, portanto, falar "A" e fazer "B" só vai piorar.

Você tem que ter em mente que seu filho só fará o que você pedir se você confiar nele. Se ele ou ela ( no meu caso ela), não confiarem 110% em você, de nada adiantará o blá, blá, blá Cristão. Se houver a construção da confiança, se você for o modelo a ser seguido e se você mostrar que é um modelo porque é Cristão, tudo ficará mais fácil.

Outra ponto importante é buscar a ajuda do "Chefe" Se você quer falar de Jesus e não está ao menos tentando se conectar pessoalmente a ele, fica difícil viu? Jesus pode sim lhe colocar palavras apropriadas para falar com sua cria e isso será de grande valia. A palavra de Deus, a Bíblia, é rica em conselhos e também existem muitos livros de autores contemporâneos que foram  inspirados por Deus para falar sobre este tema. Vale a busca.

Na minha experiência, o ponto principal é não força-los a nada, mas sim induzi-los. Ou ainda melhor, estimula-los. Querer que seu filho frequente a igreja A, B, ou C é de uma bobagem atroz. Muito melhor é o estimulo que visa que ele se relacione com Cristo diretamente. Se houver uma bosca por parte de sua cria pela figura do Salvador, automaticamente ele buscará conhece-lo e buscando conhece-lo ele encontrará todas as respostas para uma vida Cristã plena e que agrade ao Senhor.

Esses estímulos, ao meu ver, devem ser dados levando em conta a personalidade de seu filho. Minha filha, como eu, é extremamente musical. Estou sempre lhe mostrando musicas novas, falando de música e de como Deus a utiliza em seu plano de salvação, este assunto a fascina e ganhando sua atenção posso introduzir melhor a ideia de um Deus Salvador e mostrar a ideia que um Deus mal humorado e repressor não é factível e nem viável.

Comunicar-se de forma adequada com seu filho e fundamental para protege-lo deste mundo cada vez mais louco em que vivemos. Introduzir a mensagem que o Filho de Deus tem para cada um de nós em sua vida se faz urgente. Somos responsáveis perante Deus pela vida de nossos filhos, pois eles são seres a quem Deus nos presenteou para que os educássemos para seguir em seus caminhos. Quando negligenciamos esta tarefa ao qual fomos incumbidos, estamos virando as cosas não só a ao nosso dever, mas diretamente a Deus, que nos confiou de forma solene o futuro de seus filhos, pois antes de ser um filho nosso, nossas crias são filhos de Deus, o que torna nossa missão de importância máxima!

É isso

Ouvindo: Os Arrais

Nenhum comentário: