segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Walmart, ou a tortura de comprar. (Ao menos no Brasil)


Vivo uma relação de amor e ódio com o Walmart. No Brasil, nem de longe é a rede mais barata para se comprar, embora viva apregoando isso (como todas alias apregoam),, mas fato é que ela não é a mais barata. Seu mix de produtos também não é o que se pode falar de excepcional, sendo apenas correto. Mas por um único motivo, gosto do Walmart. Explico:

Gosto da história do fundador, gosto da política que nos EUA eles levam a ferro e fogo do menor preço, que segundo alguns analistas econômicos ajudou, sobretudo nos anos Reagan, a segurar a inflação nas terras do Tio Sam. Outro aspecto que me fascina é o tamanho gigante da operação, que faz do Walmart sempre ser listado entre as 10 maiores cias globais, quase todo ano em primeiro ou segundo.

No Brasil, entretanto, a coisa não anda. Ou o fato de eu gostar deles faz com que eles me odeiem. Mas o atendimento é frouxo demais!!!! Toda vez que vou a unidade de Osasco, que fica no Super Shopping, só passo raiva. É só desilusão!!! Qual o problema? Comigo? É a incompetência  na gestão da unidade citada? É o padrão de atendimento que no Brasil é baixo mesmo??? Francamente, me sinto ultrajado com o último acontecimento em que involuntariamente fui protagonista neste mercado, ao qual relatarei.

Fui comprar um ventilador. Gastei cinco minutos para decidir o modelo. Gastei mais 5 para passar no caixa e pagar. Ai a tortura começou. E foi com requintes de imbecilidade poucas vezes vistos.

Após a compra, é necessário que se vá ao atendimento ao cliente para que se emita a nota fiscal que será a garantia do equipamento. Diga-se de passagem, sem a garantia,  fica-se desamparado caso haja algum problema. Veja, estou escrevendo este post em pleno Veja, estou escrevendo este post em pleno Verão e o Verão aqui em São Paulo esta Senegalês, embora eu nunca tenha estado no Senegal, posso afirmar que se lá é mais quente, a morte é o melhor lenitivo para quele povo.

Pois bem,verão, todos querem comprar um ventilador que está na promoção, ou um ar condicionado, ou tvs, ou qualquer outra coisa que precise de nota fiscal. Resultado? 1 hora para se emitir uma nota fiscal. Por conta de ter muita gente? Não!!!! Por conta de ter apenas um atendente fazendo este trabalho. Uma fila com umas 20 pessoas e uma alma caridosa ( foi assim que a vi, pois dada a bagunça se ninguém fizesse, ficaria por isto mesmo). Uma pessoa??? Como assim???

Claro que me indignei e solicitei a presença do Gerente responsável. Inacreditavelmente, ouvi a seguinte resposta: "Ele está amoçando, o senhor terá que esperar uma hora" O sangue subiu. Trabalho com o público o tempo todo e meu trabalho é de excelência, ofereço, todos os dias atendimentos irretocáveis, seja no horário comercial, seja depois se for preciso. Já chorei, literalmente com vontade de ir ao banheiro, sentado em uma mesa, sentindo minha bexiga pressionada ao limite da exaustão, o xixi praticamente escorrendo para não levantar de uma negociação. Já quase desmaiei de fome, para não deixar um cliente esperando. Já fui para casa após começar uma negociação as 17:00 e finaliza-la as 3:00 da manhã. Não me importo, meus clientes são meus patrões. No Walmart, o pensamento não deveria ser diferente, mas  por algum motivo, é!

Claro que não aceitei a resposta e sai ensandecido pela loja procurando pelo gerente, perguntando a todos os funcionários, não pelo gerente, mas onde era o refeitório da unidade, pois ia invadi-lo e tirar o gerente de seu almoço pelo pescoço, quando surge o indigitado. Era melhor que nunca tivesse aparecido.

Barba ridiculamente por fazer, mal vestido, com a camisa amassada, parecendo um Zé Ninguém. Sem ofensas aos Josés e nem a Ninguém (essa foi boa!!!), mas o cara estava em "petição de miséria", como diria minha avó e se identificando como gerente de unidade da maior rede  de supermercados do mundo!!!! É isso que eles tem a oferecer ao Brasil???? é isso que merecemos??? Um completo panaca incompetente que jogou a culpa de ter um funcionário na IBM, empresa que segundo ele cuida do sistema do Walmart  e tinha deixado havia uma semana, repito, uma semana, o mercado sem terminais de atendimento ao cliente, sendo que apenas um estava disponível. Desculpa, mas se eu sou o gerente, já tinha assassinado uns dois da IBM e uns quatro do meu suporte de informática que não pressionaram a macacada da IBM (se é que de fato esse problema é deles). A coisa mais imbecil que um gerente pode fazer é culpar outra pessoa ou outra empresa, pela sua ineficiência. Ele teria me contentado com um pedido formal de desculpas, com uma reprimenda a sua funcionária e a promessa que iria treina-la melhor. Não, preferiu culpar a IBM, que não tinha nenhum funcionário para se defender ali Patético, para dizer o  minimo.

Já tive vários outros atritos com o mercado. Desculpe, não vou chama-los de Supercenter, porque a administração é de mercearia de bairro, não existe porque dar um ar superlativo ao que não o é. São caixas que querem que você selecione na maquina se é débito ou crédito, porque estão conversando com as La, Le, Li, Lo, Lu patinadoras (quem tem mais ou menos a minha idade vai entender quem não vai no youtube e digita o la, lé, li, lo, lu patinadora e se não for retardado vai sacar do que eu falo), é o balcão de frios com um atendimento que emula a Sibéria de tão impessoal, incompetente e desolador, entre tantos outros problemas que um gerenciamento minimamente responsável e profissional resolveria.

Por que continuo indo lá? As razões que deram início a este post são alguns motivos mas o principal é que trabalho em um produto ao lado deles e sempre preciso comprar algo ali. Coisas de mercearia mas que sempre geram um dissabor. Vou a loja preparado para sair irritado. Uma pena.

Walmart, vamos ficar de olho nesta unidade e melhorar as coisas por lá??? Que tal???

É isso.

Ouvindo: Whitney Houston


Nenhum comentário: