quarta-feira, 1 de abril de 2015

Simony (aquela do Balão Mágico) e de como a obsessão pela magreza tolda pensamentos


Simony (aquela do Balão mágico, tenho leitores de todas as idades e os mais novos não tem ideia de quem seja Simony fora do Balão), esta magra. A julgar pela forma incessante com a qual pública fotos de si mesma e de como essas fotos repercutem na "mídia", isso é um feito, algo para ser comemorado com rojões, com sons de trombetas, com uma "Fit Parade" em sua homenagem, afinal não é todo dia que uma celebridade do século passado consegue aos 38 anos, ter um abdomen  "trincado" como dizem nas academias. E eu, bobo achando que trincado era sinônimo de quebrado ou no minimo de peça precisando de reparos. É, essa galera da malhação tem muito a nos ensinar.

Fui apaixonadinho pela Simony quando eu  tinha uns 11, 12 anos e ela cantava "Ursinho Pimpão". Hoje nos raros shows que faz ela ainda canta "Ursinho Pimpão", entre outras do Balão o que mostra que se a carreira musical não foi exatamente um sucesso, o projeto de emagrecimento rende uma exposição louca na mídia. Simony nunca foi uma artista de verdade, afinal se formos falar por exemplo de Tulipa Ruiz a gordinha mais sexy da música brasileira, sua voz, e swing transcendem em muito a questão do tamanho de sua barriga, quem sabe agora, magra, Simony consegue voltar a fazer uma fração do sucesso que teve quando era uma criança um tanto quanto rechonchuda  e extremamente talentosa.

Essa obsessão que não apenas Simony, mas a grande maioria das mulheres nutre pela magreza como fator de bem estar faz com a visão sobre a artista fique infelizmente, absolutamente toldada. é difícil ter boa vontade com a produção artística de alguém que só quer saber de aparecer em fotos mostrando fotos da barriga chapada. Simony abdicou de ser uma cantora (ainda que como tal não seja nada além de razoável) para ser alguém que a duras penas, se mantém magra. Veja que ironia: Um artista deveria a todo custo cuidar de sua arte, não de suas formas serem perfeitas. Quando uma cantora é noticia por ser magra, ela deixa de ser cantora para virar a mal fadada "celebridade".

Pensamentos toldados fazem com que a visão distorcida de si mesmo fazem com que ao olhar para si mesmo e a visão ser agradável todo o restante seja dispensável. A beleza, esta tão detestável e traidora característica se torne a mais importante dentre as que possuímos. Triste isso.

É isso.

Ouvindo: J. Cash

Nenhum comentário: