quinta-feira, 7 de maio de 2015

Pessoas abaixo de nós (ou ao menos, achamos que estão)


Você e eu vemos o tempo todo pessoas caídas na rua, muitas vezes nuas, completamente embriagadas, drogadas, no fundo do poço e cavando para ele ficar ainda mais baixo. Pessoas para quem a vida não faz mais sentido se é que fez algum dia. Pessoas que não se importam com o que pensarão delas e não perdem seu ocioso tempo divagando o que outras pessoas teriam a lhe dizer. Isso simplesmente não importa para elas.

Pessoas assim são vistas como derrotadas, pessoas que não souberam  ou não quiseram dar a volta por cima. Pessoas a quem vez ou outra damos um cobertor velho que não nos serve mais ou um pedaço de pão que não comeriamos de qualquer forma. Depois disso continuamos o nosso caminho como se nada tivesse acontecido, como se a pessoa fosse pouco mais que um inseto a quem deixamos  de esmagar com um tapa. Voltamos aos nossos afazeres e ainda lamentamos o fato de estas pessoas terem cruzado o nosso caminho.

Ninguém  colocou uma arma na cabeça da pessoa para que ela fosse para rua e usasse substâncias que destroem sua capacidade de fazer escolhas jogando-os cada vez mais na lama. Quantas vezes, muitos pensarão,  foram aconselhadas a largar desta vida, abandonar o vício voltar para suas famílias. Quanto de bom foi feito em prol dessas pessoas? Quantas palavras e tempo investidos em vão na tentativa de provocar mudanças substânciais na vida destes Fulanos? São caso perdido.

Sou um Cristão, minha vida é balizada pela doutrina pregada nos Evangelhos de Cristo segundo o ponto de vista das religiões de matriz Judaico Cristã. As pessoas que me relaciono, 99% delas tem a mesma formação, a mesma forma de pensar e agir, ao menos em teoria e é isso que me espanta, pois as frases listadas acima sempre são ditas por pessoas que professam seguir a Jesus e seus ensinamentos. O que me leva a crer que o Cristianismo como religião esta falido e sem rumo pois nós os seus seguidores, falamos uma coisa e fazemos outra, lemos a Biblía mas a interpretamos segundo a nossa conveniência, fazemos dos ensinamentos de Cristo algo manipulável e sem efetividade alguma. Senão, vejamos:

Alguém consegue me mostrar nos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas ou João que relatam os passos de Jesus aqui na Terra sob 4 perspectivas diferentes uma única vez em que Jesus ao ajudar a quem quer que seja julgou esta pessoa antes? Em algum momento Jesus as acusou de serem, derrotadas, sem força de vontade, um caso perdido enfim? Fica claro que não! Jesus ajudava as pessoas com suas palavras, sua cura e também com generos de primeira necessidade física como comida por exemplo, mse recusava a ve-las como caso perdido e seu gesto como digno de nota. Para Jesus, ele estava apenas vivendo a bondade que todo Cristão deve ter de forma natural, sem transforma isso em um bordão ou em vã glória, Jesus apenas ajudava e amava as pessoas e era isso que importava.

Ja nós, seus seguidores insistimos em ao ajudar alguém, soltar a nossa verborragia em nível máximo procurando motivos para a pessoa estar no estado em que se encontra e claro, culpa-la de alguma forma. Sempre entendemos que a pessoa estas no estado que a encontramos por sua própria culpa, mas o contrário também é interressante, pois quando conhecemos pessoas bem sucedidas sempre ou quase sempre nos perguntamos que tramóia o cidadão fez para estar "tão bem de vida" Em suma, nossa derrocada é culpa absolutamente nossa, nosso sucesso é em boa medida fruto de algum golpe de sorte ou mesmo de algo de muito errado que fizemos. Temos vergonha dos que se deram mal e raiva do sucesso alheio. Tudo o que não é deprimentemente mediocre não esta correto de alguma maneira.

Nos esquecemos que Jesus, que era Deus e era humano sabia das motivações das pessoas e o que ia em seus corações. Nós não. Podemos culpar alguém que tenha perdido um filho pequeno e tenha se tornado um bebado? Podemos dizer que ele devia ter se apegado a Jesus e isso não teria acontecido? O raciocínio além de cruel é imbecil. Cada um reage a uma perda brutal dessa de forma diferente e se não queremos ajudar alguém que se perdeu por um motivo como este, ou oramos ou nos calamos, jamais julgamos, jamais falamos em falta de força de vontade a menos que percamos também um filho em igual situação. E isto é só um exemplo, pois existem muitos motivos para algéum estar na rua, jogado, com frio, medo e fome além da necessidade do álcool e outras drogas. Tomar estas pessoas por derrotadas e únicas culpadas de seu estado é ir frontalmente contra o que Cristo pregava e sobretudo como ele agia. Não que nós Cristão não façamos isso o tempo todo, mas as vezes a desfaçatez é grande demais até mesmo para nós.

Olhamos para nós mesmo e nos vemos como modelos de luta, de garra de pessoa bem sucedida e vemos pessoas no esgoto e logo pensamos na derrota. A vida é mutável, acontecimentos impactantes podem nos atingir a qualquer momento, nossa vida pode mudar completamente em minutos sem que tenhamos qualquer controle sobre isso. Caso isso aconteça, que Deus nos conforte, pois a maioria de nós se formos tratados como tratamos a estes filhos de Deus, logo nossos irmãos, estaremos em maus lençóis além de claro, termos que conviver com a pecha de derrotados, vagabundos e sem vontade de mudar nossa vida.

É  isso.

Ouvindo: Leonardo Gonçalves

Nenhum comentário: