segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Os Arrais, o Folk, o Rock, a música dita cristã e a estupidez galopante


E então a revista Veja resolve fazer uma matéria sobre um suposto movimento "Indie" na música cristã brasileira. Entrevistou alguns expoentes deste tal movimento e entre eles Leonardo Gonçalves e os irmãos Thiago e André Arrais, conhecidos como o duo "Os Arrais".

Os Arrais foram rotulados, com uma certa razão como um duo que faz um som considerado Folk. Concordo em parte, porque não gosto de rótulos, acho que existem dois tipos de música, as que tem qualidade e as que não tem e no caso de Os Arrais é notório que eles tem qualidade e muita.

Fato é que parte da comunidade evangélica sem ler a matéria, baseado em trechos, principalmente no que diz que Leonardo Gonlçalves é o "galã Adventista". Incrivel alguem encucar com isso porque duvido que ele tenha pautado a revista nos sentido de ser chamado assim, e se a revista utilizou o termo é porque fica evidente que jornalistas usam de figuras de linguagem para se fazerem entender ou dar enfase a determinado tópico dentro do assunto.

Da mesma forma, não creio que Os Arrais tenham pedido para serem classificados como "folk" ou que tendo sido assim classificados isso traga alguma negatividade para seu trabalho. O Folk não deixa de ser uma divisão da música muito agradável de ouvir quando bem executada, assim como o Rock, a MPB e mesmo a música dita "cristã".

Acontece que muito mais importante do que matéria em revista de circulação nacional ou mesmo que esta revista os rotule seja como for, é a essência do trabalho de Os Arrais. Ou de todos os outros artistas envolvidos na matéria para falar a verdade e mesmo os que não ganham cobertura da mídia mas estão fazendo um trabalho que na maioria das vezes é pichado por pessoas que não se levantam de seus sofás para nada que não seja pegar mais comida para se alimentarem enquanto veem televisão.

Pessoas que não estão preocupadas com a profundidade teológica das letras de Os Arrais, de Leonardo e tantos outros e sim, em criticar se estas letras vem embaladas em uma roupagem Rock ou qualquer outro ritmo. Pessoas que se fossem apresentadas a música feita no céu especificamente dariam um jeito de criticar. Não é o Rock ou o Folk que as incomodam e sim o fato de que outras pessoas gostem de algo que elas não concordem e no caso de Os Arrais e Leonardo, muitas pessoas, mas muitas pessoas mesmo gostam.

E infelizmente, na comunidade evangelica é assim: Se você rema contra a maré, se segue suas convicções e não as que lhes são impostas, automaticamente em "nome de Jesus" você será pixado, terá seu nome enxovalhado e por fim será reduzido a pó, pois o seu trabalho não é "Deus" e sim para si próprio e o que você busca é sucesso e fama e não evangelizar.

Espero que as palavras muitas vezes duras que uma parte da comunidade tem utilizado para se referir a esta matéria e a Os Arrais, não se transformem em conbustível para uma discussão vazia e sem sentido sobre o trabalho sério e excelente qualidade tanto artistica e sobretudo teológica que esses dois irmãos desenvolvem.

Qua estupidez, cada vez mais galopante em nosso meio, possa se refrear e possa dar lugar ao entendimento.

É isso.

Ouvindo: Os Arrais

Nenhum comentário: