segunda-feira, 14 de março de 2016

Benedito Rui Barbosa, Velho Chico e o direito de não gostar de contar histórias sobre "bichas"



Benedito Rui Barbosa, um dos melhores novelistas brasileiros estréia hoje na Rede Globo com sua nova novela, "Velho Chico". Após uma série de novelas ditas "reais", que tiveram ibopes decepcionantes para dizer o mínimo antes de mais nada por  se tratarem de histórias ruins,  a Globo recorre a velha formula de contar uma história sobre Coronéis Nordestinos com nomes consagrados de seu casting encabeçando o elenco.

Pelas primeiras imagens, a trama promete. Fotografia deslumbrante, trilha sonora muito bem pensada e escalação de elenco ok. A possibilidade de exito é muito grande porque quando atores tem em mãos um texto que presta seu trabalho fica muito facilitado e Benedito escreve sem afetação, pensando no público e sempre entrega grandes histórias.

Claro que não dá pra falar ainda sobre o que será da novela, uma vez que ela ainda nem estreou mas é possível falar da "polêmica" (há palavrinha safada!),  sobre uma declaração de Benedito sobre não gostar de contar histórias de "bicha". pra que ele foi ser sincero???  Neste mundo louco mundo que vivemos, isso é crime em último grau.

Benedito disse que não gosta de contar tais histórias porque  crianças assistem novelas e nem todos os pais sabem explicar essa questão da homossexualidade. Disse também, e eu acredito, que não tem nada contra homossexuais, apenas não quer contar suas histórias. E ele não tem este direito afinal de contas? Sim, tem, mas desde que não conte e também não diga que não conta, porque se disser, vai ser tachado de homofóbico.

Estou farto disso. Estou farto de não poder viver em um mundo onde ninguém possa dizer o que pensa porque vai ofender determinado grupo. Estou farto de um país onde um acéfalo como Jean Wyllys se acha no direito de rotular alguém como odiador de homossexuais apenas porque a pessoa não concorda com a referida prática. Desculpe a suposta falta de educação e senso estético, mas apesar de NÃO DAR  O CÚ,  defendo o direito de quem gosta. Quer dar, dê. Dê a vontade, todos os dias, toda hora assim como eu gosto de sexo hétero e o faço sempre que possível com o minimo de intervalo possível. Mas entre defender o direito de quem quer dar  e aceitar como algo natural, há uma diferença cavalar. Não aceito, não acho bacana, mas não me agride, não me ofende e  minha vida segue.

Agora tenho que ser cerceado por externar meu pensamento? Viro perseguidor de gays por não gostar das práticas? Não me basta aceitar? Tenho que endossar? Isso é loucura, o mundo virou uma loucura sem limites onde uma minoria pretensamente intelectual quer impor  a sua vontade de forma a desqualificar qualquer opinião contrária a sua ridicularizando quem pensa de forma diferente. Pluralidade virou artigo de luxo nos debates hoje em dia o que os torna rasos e sem conteúdo ja que um debate prevê a troca de ideias, não o endosso de uma única linha de raciocínio. Jean Wyllys sempre foi patético, mas esta cada vez mais extrapolando o direito a falta de bom senso com declarações cada vez mais fora de esquadro.

Não se trata aqui de endossar ou não o que disse Benedito, mas como disse Rodrigo Lombardi, ator da trama que Benedito esta escrevendo, falta ao mundo hoje em dia, humor. Falta também leveza, falta entendimento também e falta sobretudo sabedoria para separar o que merece destaque e o que não merece. Benedito tem todo o direito de não contar histórias sobre "bichas" e  de externar seu pensamento e ninguém precisa se ofender por conta disso.

Mais amor, por favor.

É isso.

Ouvindo: Legião Urbana

Nenhum comentário: