quinta-feira, 29 de setembro de 2016

"Um Namorado Para A Minha Mulher", Ou Uma Comédia Romântica Que Deu Certo.



Uma comédia romântica tem que ter para ser boa por incrível que pareça apenas dois ingredientes: Comédia e romance.  Claro que atuações críveis são necessárias, mas é necessário leveza na alma do ator ou encenar um filme deste gênero. Não pode haver  açodamento, histrionismo, atuações dilacerantes, nada disso. Uma boa comédia romântica envolve o espectador exatamente pela leveza e delicadeza com a qual ele se sente abraçado.

Brasileiro não tem, via de regra, mão para fazer comédia romântica. Pesa demais, o que era pra ser leve vira um emaranhado de emoções mal explicadas e os atores atuam como se fossem protagonistas de Rei Lear,  com uma urgência, som e fúria que o gênero não pede e não comporta. Basicamente comédia romântica brasileira é uma bosta.

Mas o trio do filme retratado no título esta demais. Ingrid, Caco e Domingos, conseguiram achar a leveza  necessária para levar um roteiro apenas mediano nas costas e extrair dele o melhor que poderia  ser tirado. Fazer rir, já se é sabido, é muito mais difícil que fazer chorar, poisse desgraça comove a quase todo mundo, a alegria é subjetiva e o que faz alguém rir pode ser indiferente a outro, então se o roteiro for meia boca os atores terão que ser muito melhor que normalmente são e sair de sua zona de conforto.

Caco Ciocler que é um ator apenas correto está muito bem na pele do protagonista e Ingrid Guimarães tem o timing da comédia no sangue. Domingos trafega (ou trafegava) entre distintos gêneros sem maiores problemas e todos eles entregam atuações que fazem com que o tempo passe rápido e o filme deixe o famoso gosto de quero mais. Paulo Vilhena que é uma bosta de ator interpretando um papel frouxo como sua atuação não compromete, o que já é uma ajuda e tanto.

Vale muito a pena assistir "Um Namorado Para Minha Mulher", vale mesmo. Filmes brasileiros em geral são ruins de dar dó ou são obras primas e quando aparece um filme despretensioso, que pode ser curtido como entretenimento leve, mas que ainda sim entrega boas risadas e algum sentimentalismo faz-se quase necessário assistir.

É isso

Ouvindo: Ramones

Nenhum comentário: