sexta-feira, 16 de junho de 2017

"paralelas" versão vanusa, "paralelas" versão belchior eu no meio disso tudo e o post muito louco que vai sair disso tudo



"paralelas" é obviamente, uma música trágica. mas vanusa, uma das maiores interpretes vivas da nossa mpb, tenta a todo custo torna-la uma canção romântica. não vou dizer que é por ser algo intrínseco as mulheres, mas creio ser algo intrínseco a vanusa. embora o resultado de sua interpretação seja indubitavelmente lindo, não da certo, pois a tragédia ronda a canção o tempo todo e vanusa fica ali tentando em vão resgata-la deste quadro desolador.

não é uma questão comercial. longe disso. vanusa realmente vê a música como uma peça de romantismo e quer interpreta-la desta forma. a letra no entanto não ajuda por explicita que é do desassossego que atormenta o protagonista. o arranjo é um primor, com um baixo discreto porém eficiente para pontuar a dramaticidade latente na canção. no final das contas, vanusa nos brinda com uma interpretação linda, porém desfocada. é como ver um filme belíssimo falado em inglês e sem legendas.

eu sou um filme belíssimo e sem legendas. logo ninguém me entende. então a versão de vanusa para "paralelas" cai como uma luva para mim.  sou todo som e fúria, mais fúria, bem mais fúria do que som e como ninguém entende o que eu digo, fico desfocado, fora do contexto e acabo sendo desinteressante. vanusa realmente canta a canção, com ritmo e cadência perfeitos e isso só torna a coisa toda ainda mais estranha. eu da mesma forma, tento ser ritmo e cadência, mas não consigo, acabo sendo aquele que atravessa o ritmo de forma inclemente e ininteligível. e por mais que queira dar uma envernizada, parecer palatável, a total falta de legendas  destrói qualquer oportunidade de entendimento. lamentável.

agora ouça belchior:


o arranjo é minimalista. absolutamente minimalista. belchior canta pra ele, a sua tragédia. n ão quer saber se tem um público pronto e ávido para ouvi-lo. belchior fala claramente que a juventude de seu coração é perversa. esta é a versão original. vanusa, diz que as borboletas do que ela foi, voam demais. tenta ser legal, mas ninguém a entende. belchior por seu turno, se torna duro, crú, e ninguém gosta também, porque esta é uma música não para iniciantes e sim para iniciados. 

como a versão de belchior, eu sou duro, crú, sem tempero, sem nada para ajudar a empurrar. e antes que pareça ser uma contradição com o lance de ser um belo filme sem legendas, o paralelo ai são os flmes russos da década de 90 como "taxi, blues de pavel lungin estrelado por pyotr mamov. lindo, mas incompreensível e cru e áspero. assim como a versão autoral de paralelas (letra e música são de belchior). sou em fim, um filme que ninguém quer ver. não sou comercial. assim como "paralelas" não é mas de tão bela as pessoas saem cantando.

enfim, este post é bem tortuoso, se você chegou ao fim dele, talvez goste de ver filmes sem legendas. e crús, e duros e russos da década de 90.

é isso

ouvindo: paralelas                                                                                                                                                                                       




Nenhum comentário: