terça-feira, 23 de julho de 2019

Chris Rice Meu Artista Cristão Favorito



Foram anos para fechar questão, anos... Mas posso afirmar que de longe Chris Rice é o meu artista cristão favorito. Usei um método todo meu que consiste em dividir vários artistas em "grupos" como numa copa do  mundo e dividi-los em  "jogos". Por jogos, entenda-se, um contra o outro, shows no mesmo dia, na mesma, rua, mesmo preço de ingresso, mesmo horário, tudo igual, enfim, qual eu iria?

Na minha lista coexistiram por anos, (sim, anos) nomes nacionais e estrangeiros. "Jogos" foram refeitos, resultados mudaram, artistas foram expulsos para outros entrarem, mas  em  semifinais que contemplaram Amy Grant x Os Arrais de um lado e Chris Rice x First Call do outro,  levaram a melhor respectivamente Amy Grant e Chris Rice e após muito choro, indecisão, recaídas após decisões, Chris Rice ganhou. Chris Rice é esse carinha aqui:



E por que ele ganhou? Bom, Chris Rice é o artista mais despretensioso e profundo que conheço na música cristã. Ele é tipo aquele pastor de jovens que toda igreja quer ter, que vai acampar com a galera, reúne o pessoal em uma roda ao lado da fogueira e se põe a tocar violão, ou o que tiver a mão. Talvez cante músicas como esta ai em cima e complete o set list com pérolas como Amusing,  I Need a Hero, Lemonade entre outras.

No jantar do dia dos namorados, ela vai estar lá cantando I See The Moon e se um ente querido de sua igreja falecer ele vai sacar um hino dos mais apropriados para a ocasião.  Digo tudo isso porque até hoje em sua extensa discografia, Chris sempre manteve a coerência de mesclar álbuns extremamente Cristocêntricos com outros mais leves, músicas para se assobiar, para namorar, para ser feliz e em nenhum desses álbuns se enxerga uma bandeira.

Não existe uma necessidade de se afirmar cristão, suas músicas se encarregam de fazer isso. Não existem músicas pensadas para serem  hits "arrasa quarteirão", que vão tocar indefinidamente nas rádios especializadas. Revirei anos e anos de Billboard e nunca vi Chris em posição de destaque como D.C Talk, que estreou "Jesus Freak" em 4 lugar no top 200. Veja, não foi no "chart" cristão, foi no top 200. Chris nunca conseguiu tal proeza e nem mesmo chegou perto disso.

Mas Crhis, ano após, álbum após álbum, continua a emocionar seus fans com pérolas como esta, que está no seu último álbum, lançado a coisa de 2, 3 meses atrás e de longe o que mais toca em meu Spotify:



Não me inscrevo em canais do youtube, a única exceção qual é? Exatamente o canal do  Chris.  Chris é um artista absolutamente completo, e suas músicas me tocam, me emocionam sejam elas despretensiosas como Lemonade, reflexivas como I Need A Hero ou louvores derramados aos pés do altar do Eterno como suas séries de hinos  que estão na maioria dos hinários cristãos.

Chris é o melhor e em momentos como este em que escrevo intercedo por sua vida mesmo com toda a minha imperfeição pedindo ao Eterno que o conserve e mantenha sua chama criativa.

É isso.

Ouvindo: Chris Rice

Nenhum comentário: