quarta-feira, 12 de junho de 2013

Amor a Vida. o que Walcir Carrasco tem na cabeça???



é simplesmente patética, talvez a mais patética de todos os tempos essa nova novela da Globo. Confesso, todo início de novela eu assisto para ver se vale a pena ir até o fim e  nem lembro a última que acompanhei. Achei que assistiria a última de Glória Perez pois ela sempre me faz rir, mas ela optou por ridicularizar quem crê em Deus então não vi um capítulo sequer além dos primeiros.

Walcir Carrasco está ferrando com a reputação de  um de meus atores favoritos. Na verdade, Antonio Fagundes é um dos meus heróis por "Morte Acidental de Um Anarquista" a soberba obra de Dario Fo, que pude assistir quando adolescente em uma interpretação magistral de Fagundes. Coloca-lo agora como dono abilolado de um Hospital que parece mais um show de horrores é no mínimo desrespeitar toda a sua competência na construção de bons personagens.

Neste hospital, todos fazem o que querem, na hora que querem do jeito de querem. Médicos? Enfermeiras? Todos negligentes e sem noção o que é um desrespeito a classe, mas é tão engraçado e humor involuntário é sempre tão melhor que nem acho que tenha algum médico chateado com tamanha bobagem.

Paloma, a personagem da horrenda ( no sentido de dramaturgia) atriz Paloma sei lá o que, é pediatra. Sim pediatra. Após perder sua filha e sem o menor preparo pois não estudava antes, ao invés disso ficava rodando o mundo ao lado de seu namorado marginal e trouxa,  passou no vestibular como num passe de mágica e fez especialização que é uma das mais difíceis que um médico pode optar.

Nem vou comentar sobre o personagem de Suzana Vieira. São todos sempre iguais em todas as novelas então já se sabe o que esperar. Mas fico triste por outro Bastião de nosso teatro: Nathalia Timberg. Matriarca da família de Suzana, Natália foi brindada com o papel de uma senhora senil que ainda tem lucidez. Como pode? Na mente tresloucada de Walcir e seus colaboradores, tudo pode. Sua personagem pra ficar em um exemplo deprimente conhece uma pistoleira e em seu terceiro encontro com ela diz: "É uma das melhores pessoas que já conheci." Uma senhora entrada em anos como seu personagem jamais cometeria tal erro de julgamento, ou melhor, jamais julgaria uma pessoa por três rápidos encontros. Idosos tem a seu favor a experiência que a vida lhes dá e assim não fazem julgamentos açodados apenas por faze-los, só os persoagens de Walcir agem assim.

Mateus Solano está barbarizando ( no bom sentido, ou melhor no ótimo) como o gay enrustido filho de Fagundes, mas seu personagem é caricato demais para ser levado a sério. Desde quando o herdeiro de uma empresa aplica golpes contra seu próprio patrimônio futuro? Mas na cabeça de Walcir isso é natural.

Amor avida tem ainda a abertura musical com Daniel, um dos cantores mais despreparados da música Universal, ( para não dizer das galáxias) tentando dar uma interpretação, digamos vivaz a uma música de gritar de ruim, que tem um arranjo que beira a indigência e o  máximo que ele consegue é soar canhestro.

Ficou claro que está novela levantará a bandeira Gay, pois tem ainda um casal de gays que querem adotar um filho e embora pareçam ser simpáticos são até aqui apenas parvos. E o "corretor de imóveis" então??? O que é aquilo? O cara beijou a namorada ( a pediatra de procedência duvidosa) dentro do plantão de vendas cheio de clientes... lotado de clientes... Nenhum, repito, NENHUM corretor de imóveis agiria dessa maneira, até porque muitos de nos gosta mais de dinheiro que de sexo, que dirá de um beijo. Fora que o cara recepciona, checa e atende o cliente ele mesmo em um plantão enorme como o que ele estava, seria linchado antes de terminar o atendimento com toda razão, ou depredaríamos o seu carro em represália.

Walcir na verdade apenas evidência algo que é comum em 95% dos escritores brasileiros: A falta de rigor em apurar o que escreve. Escrevem e qualquer jeito sobre qualquer assunto sem pensar se passarão vergonha por conta das evidências em contrário ao que escrevem ou não. Pena.

Amor a vida, quem tem não assiste.

É isso.

Ouvindo: Kledir

Nenhum comentário: