domingo, 20 de abril de 2014

Vai comprar um imóvel? dicas importantes


Bom, essa bagaça é antes de mais nada um blog de um corretor de imóveis. O que menos falo aqui é só imóveis, pois sou meio retardado, embora um excelente profissional, tipo um Rain Man que só consegue fazer direito uma coisa e essa coisa no caso é ser corretor de imóveis. Há é sexo! Faço sexo direito. Ja não sou Rain Man. Detalhe, a referência cinematográfica é obvia demais, se você esta ainda se perguntando quem diabos é Rain Man, por favor pare de ler o texto agora, não preciso de leitores como você.

Enfim, algumas dicas simples mas que podem te ajudar muito a adquirir seu tão sonhado imóvel seja para moradia, seja para investimento comercial ou residencial.

Antes de mais nada, vamos deixar claro que estas dicas são para compra de imóveis na planta. Não trabalho com imóveis prontos e não saberia falar lhufas sobre a mecânica de comprar um deles.

1. Ao chegar ao stand de, vendas você será direcionado a um corretor de imóveis. Não se constranja em pedir o seu Creci, ao contrário peça-o antes de mais nada pois existem empresas de vendas que insistem em trabalhar com profissionais não devidamente regularizados e ai caso algo de inesperado e desagradável aconteça no processo de compra você não terá a quem reclamar. É um direito seu pedir o Creci.

2. Existem dois tipos de profissionais. Os que tem Creci definitivo e os que tem Creci de Estagiário. ou seja estão começando na profissão. J á fui estagiário e sei que todos precisam vender, mas a verdade é uma só: As empresas de vendas joga no mercado todos os dias dezenas de estagiários que não sabem o que estão fazendo dentro de um stand então dentro do processo de tentar direcionar o melhor possível sua futura compra, um profissional com Creci definitivo cumpriu ao menos um ano de Estágio e está muito mais habilitado a lhe prestar um excelente serviço.

3. A relação entre comprador e corretor tem que ser baseada na confiança. Se você não se sentir confortável com o atendimento do corretor seja por qualquer motivo, solicite na recepção do stand a troca do profissional. Isso também é direito seu. ( Se eu não postar mais nada em uma semana saibam que fui assassinado por algum corretor ensandecido com o que estou escrevendo, mas é a verdade).

4. Acertado os ponteiros com o profissional que vai lhe atender cabem alguns esclarecimentos. Se você for ao stand  e o corretor lhe disser que o empreendimento está 70% vendido, por exemplo, peça para ver o espelho de vendas do empreendimento. Se ele já partiu da mentira como forma de pressionar a venda, troque de corretor, se for verdade e você gostou do empreendimento, faça uma reserva para poder garantir a unidade por alguns dias enquanto toma a decisão final.

5. Falando em reserva ela de forma alguma configura compromisso de compra é apenas isso, uma reserva. Agora, da mesma forma que digo que você precisa confiar no corretor ele também precisa confiar em você. Só a faça se você tiver real intenção de compra e precisar analisar detalhes, caso contrário, não tome o tempo e as esperanças do corretor que é um sujeito que vive de comissões e nada mais.

6. Se você ja conhece o bairro que elegeu para comprar o seu imóvel muito bem, se vai mudar bairro e isso implicará em novas rotinas no seu trajeto para o seu trabalho, escola, ou qualquer outra atividade que exija deslocamento, faça este trajeto em horários de pico e veja se isso vai tirar sua vontade de compra. Não se deixe levar pela empolgação e feche o negócio sem testa o transito. Isso pode terminar em divórcio, pode acreditar.

7. Não se deixe impressionar pela suntuosidade de um stand de vendas. Da mesma forma não se impressione de forma negativa se for um stand espartano. Construtoras investem  muito no lançamento com mega stands e a medida que as vendas vão acontecendo o stand vai sendo reduzido ou para dar espaço a obra ou porque o investimento neste tipo de ferramenta já não se faz necessário. O que você deve fazer sem sombra de dúvidas é checar a idoniedade  da construtora que esta lhe vendendo. Um método simples é recorrer a sites como o reclame aqui. Se a construtora tem um número elevado de reclamações, esqueça, você vai ter problemas, isso é fato.

8. Peça antes da assinatura uma cópia da minuta contrato, do quadro resumo, e principalmente do material promocional do empreendimento. Se ele não for entregue com os itens prometidos seja de lazer, seja que qualquer outro tipo e você tiver um folheto onde consta a promessa de entrega de tal item, ja era! A construtora pode ser acionada legalmente.

9. Corretores muitas vezes aumentam a beleza do empreendimento contando historias meio inacreditáveis. Se desconfiar de algo que ele disse é simples: Peça para ser documentado via e-mail. Se ele vacilar ou mesmo não enviar, batata: É história pra boi dormir.

10. As dicas acima tratavam da melhor forma para você comprar seu imóvel. A muito ainda há ser dito mas em outra oportunidade escrevo outro post. Me deu preguiça agora. No entanto para fechar o post gostaria de lembrar a você que passear por plantões apenas para ver decorados, tira a chance do profissional de vendas de vender e levar o seu pão de cada dia para casa. Stands de vendas são pontos comerciais não lugares onde você pode ter "ideias" sobre decoração do seu próprio apartamento até porque se você faz isso é porque não tem dinheiro para contratar diretamente uma decoradora e se não tem dinheiro para tal porque teria dinheiro para levar a termo as idéias que ela coloca em prática em seus decorados? Outro ponto, corretor não é seu empregado. Trate-o com educação e respeito assim como você gostaria de ser tratado e assim como você trataria eu médico, por exemplo. Um corretor sério fará o possível para você realize o melhor negócio possível até para que você indique pessoas de sua relação para ele quando estas quiserem comprar o seu próprio imóvel.

É isso

Ouvindo: Tony Tornado




Nenhum comentário: