sábado, 28 de junho de 2014

Os Adventistas e a Copa


Polêmica vazia. Como a maioria das polêmicas levantadas nesta época de redes sociais vou falar aqui de mais uma polêmica vazia. Falemos pois deste Brasil e Chile que caiu em um Sábado e que está fazendo com que os Adventistas se posicionem entre os que devem e os que não acham que devem assistir o jogo.

Não sejamos imbecis por gentileza. Se você é Adventista do Sétimo dia e CRÊ no Sábado como dia de guarda, obviamente não deve assistir o jogo. Simples. O Sábado foi criado por Deus para que o homem lembrasse Dele e Nele descansassem. Nada além disso. Nada do que não fosse essencial ser feito, nada que tire os corações dos homens do serviço, do louvor, da comunhão deve ser realizado. Não vou ficar listando textos biblicos ou de Ellen White pois o Sábado é demasiado claro para ser confirmado com isso para quem já é Adventista e é para este grupo que escrevo. Este assunto jamais deveria sequer ser questionado ou mesmo pensado.

Fiquei pasmo no entanto quando vi Rafaela Pinho, uma cantora de renome e destaque no meio Adventista dando sua "opinião" sobre assistir ou não ao jogo, via  Facebook. A achei equilibrada nas palavras pedindo para que não sejam julgados aqueles que assistem, e ela esta certa neste ponto, cada um faz o que quer e não tem que ser julgado por outro pecador. Mas assistir ao jogo no Sábado é um pecado que se comete de forma consciente quando se tem o conhecimento da importância do Sábado na vida Cristã e isso independe de qualquer mérito no sentido de julgar é apenas a constatação do dizem as Sagradas Escrituras. Pode-se crer ou não, pode-se obedecer ou não, só não se pode tentar achar subterfúgios para se ter um prazer mundano como o futebol, (prazer que eu particularmente muito aprecio) e não querer ter cometido um erro de conduta Cristã.

Devo dizer que é um erro que cometerei. Primeiro porque neste momento não estou ligado a nenhuma igreja Adventista específica é é muito pouco provável que volte a me ligar a uma. Segundo porque assumi para mim mesmo que meu desejo de ver o jogo é maior do que guardar o Sábado  e sabendo que isto é um erro, sabendo que estarei pecando, o farei. Acho que todos aqueles que são Adventistas e assistirão ao jogo deveriam fazer o mesmo: Assumir que sua vontade de ver uma partida de futebol no dia de hoje é maior que a de agradar ao Criador  e não tentar arrumar desculpas onde elas não cabem.

 Minha vontade de ver o jogo serve basicamente para reavaliar a minha postura como Cristão que acredita no Sábado como dia de guarda. Mais importante que um simples dia é o Sábado na verdade está longe de ser um "simples dia", esta vontade revela por obvio, uma completa falta de vontade de andar nos caminhos do Senhor como um todo e isso apenas reflete em minha falta de disposição de guardar o dia que Ele me pede. Qualquer outro argumento é falso, sem sentido e uma tentativa deslavada de ser melhor do que realmente sou.

A Copa do mundo jamais deveria ser para um Adventista motivo de controvérsia caso um jogo de seu interesse se desse no Sábado. Jamais. Deveria ser isso sim, um exemplo de como somos fiéis Aquele que vida nos dá e a dá em abundância.

Se você vai assistir Brasil x Chile, bom jogo. Se não, parabéns! Mas não me julgue, ou a qualquer outro que vá assistir. Apenas ore. É isso que um cristão faz. Ora por quem perdido está.

É isso.

Ouvindo: Cassiane

Nenhum comentário: