sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Liberdade


Já ouviram que "A sua liberdade termina onde começa a do seu vizinho"?  Bom, isso nãos e trata de liberdade, isso se trata de bom senso, algo completamente diferente, e nem pode se dizer que seja complementar a liberdade. Se fosse verdade que a liberdade tem um início e um fim, e ainda pior se fosse verdade que ela é delimitada sempre pelo outro, não estaríamos falando de liberdade, mas de um espaço limitado de atuação para cada ser humano. Pois se ele invadisse de alguma forma o espaço do seu vizinho, ou do seu amigo, ou de quem quer que seja,  perderia direito ao seu "quinhão"de liberdade".

Agora, como delimitar este espaço? Como posso ser pleno, tomar minhas atitudes e me responsabilizar por elas pensando se não estou invadindo a privacidade ou a liberdade de outra pessoa? Se fosse assim, o mesmo público que grita agora contra o Jornal Charlie Hebdo por exemplo, dizendo que eles invadiram a "fé" e os símbolos desta "fé" do povo Islâmico, jamais vai poder sequer folhear uma revista como Caras, ou se informar com uma revista como Veja, ou ainda assistir as matérias investigativas que tantos canais sejam abertos, sejam a cabo, produzem. Afinal,  como as fotos da Caras são conseguidas? Com consentimento dos retratados?Como Veja consegue uma matéria exclusiva? Pedindo a Renan Calheiros que cometa mal feitos e os avise para ser pilhado em erro? Ou os jornalistas vão lá investigar? E os canais de TV ficam dias, as vezes meses a fio tentando descobrir fatos relevantes para reporta-los a sua audiência?  Quando os conseguem não é invadindo a "liberdade" alheia??? E as empresas que hoje rastreiam e-mail dos funcionários ou escutam suas ligações particulares? Tudo isso com apoio jurídico? Estão elas erradas em assim proceder?

Estamos cerceados de forma inevitável na sociedade que vivemos hoje. Aqui no plantão de vendas onde estou, que eu tenha identificado existem mais de 20 pontos de filmagem de todos os passos de quem aqui trabalha e quem nos visita. Isso em menos de 500mts2!!! E os tontos do Big Brother Brasil é que acham que renunciaram a privacidade? Tadinhos...

Somos filmados em ônibus, metros, repartições públicas e ainsa sim clamamos por privacidade como e evocamos nossa liberdade para ter o que pedimos. Privacidade é uma coisa, liberdade, outra. E são bem diferentes. Precisamos urgentemente definir o que entendemos como liberdade, tanto como indivíduos como coletivamente, com sociedade, pois a liberdade, este tão precioso bem, vai aos poucos nos sendo retirada exatamente por pessoas que dizem por ela lutar.

Quando vemos "ovos de serpentes" sendo colocados em setores estratégicos  da nossa sociedade prontos para eclodir e nos cercear de dizer o que pensamos, de fazer o que queremos, porque podemos "invadir a privacidade alheia" e não nos mobilizamos, estamos concordando de forma velada e muitas vezes explicita mesmo com o controle cada vez mais furioso do aparelho estatal em nossas vidas. Se não lutarmos pelo direto da Charlie, da Veja, do Estadão, da Folha e até da Caras de  escrever o que quiser e de os canais de TV seja quais forem eles de veicularem o que bem entenderem, estamos renunciando a nossa própria liberdade.  Sem perceber, aos poucos, somos engolfados por um controle sútil que logo será ditatorial.

Se não brigamos pelo direito livre e irrestrito de culto, logo não haverão mais Mesquitas, Terreiros do Candomblé e outas manifestações  Afro, apenas porque apesar de nos dizermos um Estado Laico somos um bando de Cristão empedernidos que acham que só sua fé pode ter espaço. Até que alguma religião majoritária se levante e diga ser ela a correta e as menores sejam sufocadas. Se não lutarmos pelo livre direito de Credo, é isso que acontecerá. Um totalitarismo religioso intolerante se instalará.

Se não lutamos pela diversidade sexual e o direto de cada um viver a sua sexualidade com achar melhor, logo teremos também nesta área regras sobre quem pode fazer o que com quem e como. Não acredita?  Quer pagar para ver? Primeiro se persegue os homossexuais. Depois os que gostam de sexo anal mesmo que heterossexual, afinal esta é uma prática Sodomita e deve ser combatida. Depois os que gostam de sexo oral já que de onde sai xixi ou cocô, não se deve por a boca. Depois, e depois e depois. Quem abre mão de um pouco de liberdade par ter um suposto controle e segurança na sociedade, não merece liberdade alguma.

A liberdade é fundamentada em cima da pluralidade. Uma sociedade que não seja plural, jamais terá justiça e liberdade para os seus componentes. Se queremos que todos se comportem pelo nosso diapazão, não somos cultores da liberdade, somos sim cultores do nosso estilo de vida que quer queiramos quer não, pode estar completamente errado e não se aplicar  a forma de viver de outras pessoas. Precisamos fundamentar em nosso País o conceito da pluralidade antes de falarmos em privacidade, ou mesmo liberdade. Estamos séculos atrás das sociedade civilizadas que respeitam a forma plural de se pensar e viver. Sem este pensamento, liberdade é só um slogan sem sentido e sem valia.

Se não lutarmos por uma sociedade justa e plural que só assim será livre, jamais teremos identidade própria. Seja como indivíduos, seja como País e isso é o que de pior podemos deixar para nossos filhos. Pensemos, pois, fora da zona de conforto e ao invés de odiarmos a diferença, passemos a tolera-la, para assim exercitarmos a nossa capacidade de aceitar uns aos outros de forma verdadeira.

É isso

Ouvindo: A.I Soundtrack

Nenhum comentário: