domingo, 11 de janeiro de 2015

Princípio, o DVD de Leonardo Gonçalves não chega a ser uma decepção, mas...


E ai eu sentei e assisti ao DVD "Princípio", de Leonardo Gonçalves. Tudo o que se espera dele, esta lá. Interpretações impecáveis, arranjos muito bem elaborados e executados, uma platéia interessada, iluminação ok, fotografia ok, enfim, tudo dentro do script. Mas sei lá... Pela primeira vez em um trabalho de Leonardo, para mim, faltou alma, verdade, faltou não parecer um produto, pois é isso que este DVD parece: Um produto. Muito bem esquematizado e executado, mas um produto.

Para mim, o que difere Leonardo de tantos outros artistas da música Cristã atual é exatamente o fato de ele ter uma alma, uma verdade. De ser ousado e fiel a suas convicções. De construir um repertório que tem algo a dizer, não apenas músicas que você escuta e esquece em seguida. Leonardo sempre foi um artesão da arte, construindo sua carreira  deixando claro que buscaria os padrões mais elevados, que não se curvaria a tentação de lançar apenas produtos a serem consumidos e "Principio", parece se tratar disso, algo a ser consumido, vendido como pão quente. Pena.

Sim, em muitas partes o DVD é empolgante. "Sublime" o número de abertura, é empolgante, alvissareiro, faz antever um trabalho espetacular, e as musicas que se seguem, deixam claro que do ponto de vista técnico, será realmente um dos melhores trabalhos já produzidos na cena Cristã nos últimos anos.

Acontece que ali pela quarta música e até o fim, fica-se perguntando onde está a empolgação que um trabalho desses deveria causar. Não causa. Assisti o DVD todo conversando com outras pessoas, e até cochilei ali pela oitava cancão. Creio que ao vivo deva ter sido uma outra energia, uma outra temperatura, mais elevada, mas o DVD deveria ter captado esta atmosfera e não conseguiu. A forma com que Daniela Araújo entra para cantar a primeira de suas duas participações no DVD chega quase a ser calamitosa. Parece pairar acima das pessoas que ali estão e mesmo acima de Leonardo. Lhe falta leveza, carisma, encanto. Parece mesmo que um certo enfado esta presente. Ao fim da apresentação, ela sai como entrou e fiquei com a sensação que talvez tivesse sido melhor se ela nem tivesse entrado.

É engraçado  falar sobre este trabalho e cabe deixar claro que não há reparos a serem feitos seja na questão vocal, seja na produção, seja no instrumental, enfim como disse no início, é um trabalho irretocável, porém lhe falta a alma, a verdade. Cabe citar a transformação  que Leonardo sofre quando canta "Nachamu, Nachamu". Ali sim, percebe-se o seu coração pulsar, uma genuína vontade de defender a canção, uma interpretação completamente entregue. É, na minha opinião, a música do DVD.

"Princípio", não é uma decepção, mas poderia ter sido  muito mais do que foi.  Poderia ter coroado de forma definitiva a até aqui brilhante carreira de Leonardo. Não foi isso ao meu ver o que ocorreu. "Principio" é um produto, e produtos raramente tem verdade.Se fosse o DVD de gente como Damares, Thalles, tudo bem. De Leonardo sempre se espera mais e mais e mais. Nada além do melhor, e desta vez, ele não entregou.

É isso.

Ouvindo: Leonardo Gonçalves

Nenhum comentário: