quinta-feira, 6 de agosto de 2015

De quando eu compreendi Cassiane.


Em um mundo onde cantores "gospels" (oh! que  pecha cretina!!!") são cada vez mais "estrelas" e personalidades erráticas como Thalles Roberto e a abelhinha vingativa Damares e seu sabor de mel (um hino para o Jesus Diabo que ela segue que certamente não é o meu), dominam paradas, inclusive seculares, ter uma cantora ou melhor, uma personalidade como Cassiane para servir de contraponto a tudo isso é um alento.

No entanto, não foi fácil para mim compreender quem é o que é e sobretudo o que representa Cassiane para os cristãos que gostam de música não apenas como entreterimento, mas sobretudo como mensagem diária para suas vidas.

Cassiane no inicio, para mim, nada mais era do que uma "forrozeira de quinta". Sim, várias vezes me referi aos seus trabalhos desta forma. Quão errado eu estava! Mas era assim que falava. Para mim lhe faltava talento, produção, figurino, enfim, era uma pateta ambulante. Era assim que eu a via e me comprazia em ridicularizar os seus trabalhos.

Mas um dia, e graças ao advento do vocêtubo, me detive em uma apresentação sua. Ela cantava "Na Orla do Seu Manto", ao vivo e não contive as lágrimas. Por que? Porque percebi ali, naquele exato momento que Cassiane é unção pura e não existem artistas hoje no Brasil, suficientes para preencher os dedos de minhas duas mãos de quem  afirmar o mesmo não seria mentir. Cassiane transborda  verdade em suas canções, sua entrega é total, ela realmente parece uma garotinha que precisa a todo custo agradar seu Pai, no caso seu Pai do céu e isso é comovente.

Não foi fácil para mim olhar Cassiane com os olhos que vejo agora. Busco a perfeição vocal a todo instante e Cassiane passa longe disso. Mas é tão cheia do Espirito Santo ao cantar, é tão escrava da vontade de Deus, que não existe  a menor possibilidade depois de ve-la da forma correta, olhando não o que é terreno, mas olhando-a com os olhos espirituais, não reconhecer que Deus nela realiza a sua vontade e a usa para tocar a vida de pessoas.

Vasculhei o vocêtubo vendo e revendo apresentações, entrevistas, homenagens, dvd's e o que mais hovesse de material disponível sobre Cassiane e tudo o que encontrei (e não foi pouca coisa) remete a uma pessoa ciente de seu papel como porta voz do Altíssimo e seu comportamento exemplar é emocionante, pois a todo momento Cassiane esta como João que "é necessário que Ele creça e ela diminua". Como eu disse, neste mundo onde cantores que se dizem comprometidos com o evangelho de Cristo mas estão apenas preocupados com o número de shows que farão dentro de um mês e por quanto cada um deles sera vendido, o comportamento de Cassiane além de exemplar revela o seu comprometimento com o Deus que ela prega em suas canções.

Vou algumas vezes a igreja que Cassiane mantem com o seu esposo o Pr Jairo Manhães e cada vez que ela se apresenta por lá, em sua casa, é nada menos que emocionante. Suas canções são refrigério a alma, a forma com que as interpreta, com ou sem falhas vocais, são benção, unção sobre a vida de quem ouve e são o testemunho vivo de uma vida de real adoradora. Agradeço a Deus pela vida e pelo ministério de  Cassiane e por ter me feito entende-lo a tempo de desfrutar de suas bençãos.

É isso.

Ouvindo: GVB


Nenhum comentário: