quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Os 10 mandamentos. Reflexões necessárias sobre uma novela desnecessária


Não quero aqui pixar a TV Record. Nada disso. Não quero também, ser um santarrão ou coisa do tipo, afinal Deus sabe bem o quanto estou longe disso. Mss o fato é que esta rolando  a tal novela e (Os 10 Mandamentos) em que pese o fato de eu só ver flashs muito rápidos ao zapear ou então em alguma outra circunstância, me sinto impelido (uia!!!) a falar sobre tal obra.

Antes de mais nada, não estamos falando, ao meu ver e seguindo a fé que tenho, de uma obra ficcional. Para mim o relato bíblico é verdadeiro e suficientemente claro sobre o que foi aquele periodo e como ele se deu. A novela da Record é uma salada incompreensível onde personagens biblícos foram absolutamente distorcidos e se comportam como se fossem personagens de folhetim da Globo, não  Egipcios e Hebreus que viveram milhares de anos atrás. Seus figurinos beiram o rídiculo puro e simples e sua maquiagem chega a ser de dar dó e embora tudo isso já seja o esperado em uma rede que não tem compromisso algum com o que seja verdadeiro, espanta que a novela esteja fazendo relativo sucesso.

Vejo crentes dizendo que a novela é realmente para a família e traz ensinamentos bíblicos. Ora, como podem afirmar tais coisas???  Os personagens vivem de intrigas e enganam uns aos outros o tempo todo exatamente como os das novelas que eles dizem repelir por ser da rede do Cão. Qual a diferença? Ao meu ver a diferença é que pegaram um texto biblíco e histórico, distorceram até onde foi possível distorcer, enxertaram baboseiras, tiraram  passagens fundamentais para a compreensão correta do que se pretende contar e tudo isso contando apenas com uma coisa; O profundo desconhecimento sobre um momento fundamental da história do povo de Deus na Terra.

A aposta dos "executivos" da Record se mostrou acertada, já que tem crente que afirma "aprender" com a novela que só deseduca e Os 10 mandamentos vai indo muito bem, obrigado. Mas o que isto diz sobre a comunidade Cristã ou boa parte dela nos dias de hoje? Muita coisa.

Começando pelo já propalado desconhecimento de passagens básicas porém capitais do livro que deveria ser, ao menos em tese, o manual de conduta dos que se dizem cristãos, a Biblia. Diz também que é fácil enganar a esta comunidade lhe oferecendo lenitivos na forma  de programas de entreterimento barato, cantores que não conseguem casar o que cantam com a vida que levam e pastores que não conseguem ser exemplos de pessoa de fé e caráter, sendo antes pessoas a quem se deve evitar seguir.

O sucesso de Os 10 mandamentos fala também sobre como a fé se tornou descartável e foi trocada por experiências do tipo "snapshot" algo rápido, descartável e sem conteúdo palpável algum. A comunidade cristã, ou boa parte dela abriu mão de se nutrir com a a verdadeira palavra de Deus para se deixar guiar por falsos líderes que simplesmente os manipulam enquanto levas e levas de pessoas se deixam alegremente serem tangidas como gado rumo ao precipício. Se recusam a abrir os olhos, a pensar com sua própria cabeça, e  sobretudo,  a pedir orientação divina.

Ser um cristão em tempos de novela com temática supostamente cristã em horario nobre em uma das principais redes de TV do país não é nada mais do que se declarar como tal e tentar encaixar este "cristianismo" como mais uma faceta da vida moderna. Ao invés de separar-se como um indíviduo diferente do mundo que o cerca, o cristão  que se senta em frente a tv e perde seu tempo vendo como Moisés NÃO conduziu seu povo, esta apenas tentando fazer com que o deus ao qual diz professar uma suposta fé, simplesmente se secularize exatamente como ele secularizado já esta. Não vai funcionar.

Os 10 mandamentos não passa de um produto da pior qualidade, com um texto que de tão ruim nem merece maiores comentários, atuações patéticas de atores que não merecem assim serem chamados e principalmente um conteúdo que não faz jus ao título. A Biblía e seus autores, pessoas que serviram ao Deus de Abraão e tantos outros patriarcas da fé, não deveria ser tão vilipendiada por gente tão sem escrupulo e sem o estofo necessário para escrever algo minimamente prestável.

É isso.

Ouvindo; Vencedores Por Cristo

Nenhum comentário: