sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Outra venda que gostei de fazer.


Ser corretor de imóveis  para alguém com minha personalidade é certamente uma dor na maior parte do tempo e em raros momentos, uma delícia. Atendo muitos clientes e clientes são pessoas e na boa, quem me conhece minimamente sabe que meu interesse por pessoas é muito, mas muito restrito. Pessoas são, via de regra,  desinteressantes, vazias e normalmente se acham o máximo. Então, na maior parte do tempo, ser corretor é uma dor, mas uma dor, digamos bem remunerada, então, vamos que vamos.

Mas tem também, os momentos de delícia. E eles se dão nos raros momentos em que pessoas que não são vazias, que são feitas de carne e osso como todos nós mas se preocuparam em se "rechear" com um conteúdo que as diferencia para o bem entram no plantão que estou. Não importa se elas compraram ou não, importa o que pude aprender nos breves momentos em que trocamos algumas palavras que acabam marcando de forma positiva.

Estes momentos embora raros são sempre prazerosos e embora eu não seja tolo de cravar que estes clientes que considero gente boa sejam as melhores pessoas do mundo, posso afirmar que em linhas gerais, são pessoas a quem valeu muito a pena conhecer e neste mundo louco mundo que vivemos,  faz toda a diferença.

E por que gostei de fazer esta última venda? Bom, primeiro por se tratar de uma venda do Novare Alphaville, um produto que eu de modo especial gosto muito de vender por vários fatores tanto pessoas quanto profissionais. Aliado a isso atende um casal que como tantos outros busca a sua moradia, mas como quase nenhum deles, chegou ao plantão de forma serena, sem ataques preventivos, sem má educação soberba ou arrogância. Pessoa simples (não confundir com simplórias, o que de forma alguma eles são), sabendo bem o que queriam, sem mentiras, expuseram suas dúvidas sobre o projeto e construtora de forma respeitosa, sem ofender, sem buscar serem os sabe tudo, sem tratar o corretor como se fosse o lacaio particular  deles, sem se deslumbrar com a excelente proposta que fizeram para a aquisição do imóvel e principalmente sendo pessoas agradáveis, dispostas a entender o funcionamento do mercado sem achar que corretor só serve para mentir e manipular.

Muitas vezes atendo clientes que me chama de mentiroso, que dizem que sou desinformado, que quero apenas receber a minha comissão (nossa que crime!!! querer ser remunerado por ter prestado um serviço!!!! onde vamos parar????) que não me importo com suas questões. Estas pessoas esquecem que elas mesmos não abrem suas questões para mim o que dificulta e muito a tratativa para a compra do imóvel pretendido, esquecem também que elas mesmas promovem leilões com 246 corretores diferentes tentando conseguir um preço que no final das contas será extremamente semelhante entre todos os corretores consultados e esquecem principalmente que mais importante no processo da compra de um imóvel é comprar um corretor em que se possa confiar (e estou longe de ser o único, tem muita gente boa e qualificada no mercado), um corretor que vai estar ao lado do cliente e lhe prestará informações verdadeiras e exatas no decorrer do processo. Quem quer só preço, não pode reclamar de um serviço eventualmente ruim em área alguma.

Voltando a este casal, eles foram corretos, negociaram de forma dura porém em momento algum tentaram tirar vantagem  e principalmente o que me cativou neles foi a postura de negociar co inteligência. 90% dos clientes hoje em dia deixam a inteligência de lado (na maioria das vezes por não a possui-la) e negociam tentando ser "espertinhos". Dou risada dessas pessoas pois elas esquecem que enquanto eu negocio normalmente com 5, 6 pessoas simultâneamente, semana após semana, elas comprar no máximo, 3, 4 imóveis na vida e podem ser excelente médicos, advogados, astronautas, jogadores de futebol ou o que quer que sejam, mas como negociadores de imóveis sempre estarão um passo atras de quem faz isso a 12,15, 20 anos e pior, não entendem que isso é bom, pois a experiência que um profissional gabaritado como eu tem, é utilizada em benefício do cliente e não contra ele.

Como dizia, eles negociaram com inteligência, com integridade, com parametros claros, foram honestos e leais em cumprir com o que falaram e quando um cliente age desta forma, o corretor se necessário veste até a roupa do trabalhador da obra e vai ajudar a finalizar o o prédio, não porque ele queira vender outro imóvel necessariamente, se for possível isso, melhor, mas porque a postura que este casal adotou valoriza o meu trabalho e o de todos os envolvidos. Me sinto alegre e em paz por ter feito uma venda honesta e ter tratado com pessoas com comportamento identico e desejo a eles toda a felicidade que a vida puder ofertar a eles porque creio que se conduzem desta forma exemplar não apenas para comprar seu imóvel, mas na vida de forma geral e é disto, que mais precisamos neste momento nestas Terras Brasilis: Pessoas com um alto nível de dignidade que não achem que negócio bom é apenas o que elas conseguem ter vantagem e sim o que todos saem satisfeitos.

Obrigado pela simpatia, pela elegância na conduta e fica aqui o meu desejo ultra mega sincero de felicidade inacabável a vocês. E se eu não cometer a deselegância comigo mesmo de morrer até  a entrega do imóvel estarei com vocês na festa de entrega do mesmo.

É isso.

Ouvindo: Mutantes

Nenhum comentário: