quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Verdades Secretas. Grazi Massafera tem muito, mas muito ainda o que provar.


Como todo texto de Walcyr Carrasco, "Verdades Secretas" é uma lástima. Há no entanto que se admirar a coerência de Carrasco como escritor de folhetins. Assim como Glória Perez, ele se recusa a escrever uma só novela que preste. "O Cravo e a Rosa" não conta por ser uma adaptação de uma obra de Shakespeare e quem, amigos, se perderia adaptando o Bardo? Embora ele tenha se esforçado, não conseguiu.

Carrasco, na falta de argumentos que sustentem minimamente uma história, apela para a baboseira pura e simples. Sua "Verdades Secretas" apela muitas vezes para a baixaria pura e simples e quando não o faz, ele usa de sua técnica favorita que é a de criar falsas polêmicas. "Book Rosa"? Jura que isso é polêmica? Qualquer imbecil com um número minimo de neurônios sabe que isso existe desde a época da Távola Redonda. Bonitinhas mas ordinárias? Sinceramente Nelson Rodrigues escrevia com maestria sobre o assunto, deixando popular sem ser popularesco.Walcyr é basicamente uma vergonha como escritor e sabe disso,  direção da Rede Esgoto também sabe, mas a vida segue.

Depois de espicaçar mais uma vez a Carrasco, falemos de Grazi. Grazi talvez, um dia possa ser chamada de atriz. Antes disso, tem um longo caminho a percorrer. Precisa ser pelo menos, crível e, nmas cenas em que assisti de sua personagem, oscila demais. Hora prace estar pronta, hora comete erros grotescos de atuação. Normal, ela esta iniciando e convenhamos, uma pessoa que conviveu confinada com Jean Wyllys por tanto tempo, certamente teve algum dano cerebral perto do irreversível e a recuperação leva tempo. Tenhamos pois, paciência com a moça.

Diga-se de passagem, a moça é discreta. Não fica gritando que é boa atriz nem fica chamando holofotes para si. Claro que aproveita-se do fato de naturalmente eles se virarem para ela, mas quem não? Fato é que seu destaque em Verdades... é parcialmente merecido por conta de sua atuação parcialmente boa. Mas o que irrita na verdade são as redes (anti) sociais. O endeusamento de Grazi, e a elevação de sua persona a um patamar que ainda não lhe é merecido chega a ser patética mas pior do que isso é a profusão de opiniões tresloucadas sobre a atuação da moça.

"Diva",  "perfeita", e pasmem, "nova Fernanda Montenegro", são alguns  dos adjetivos sem noção que li  e o Globo.com em sua sanha para promover a artista do casting da emissora proprietária do portal publica quase que diariamente como parte do esforço de tornar uma atriz ainda de limitos recursos em nova diva da dramaturgia nacional.

A boa de hoje foi a noticia que as redes "ferveram" por conta da cena em que Grazi vende seu corpo por droga na Cracolândia. Algumas coisas são realmente complicadas de se entender, ao menos para mim que talvez seja um pouco burro, mas numa boa, a cena não tem nada que a faça se diferenciar de milhares de cenas de mulheres em situações degradantes interpretadas por um sem número de atrizes ao longo dos anos. O que acontece é que o público de Verdades... é tão limitado quanto o seu escritor e vibra ao vê-lo colocar um bibelo como Grazi em tal cena.

Grazi não brilhou por sua atuação, brilhou, e brilhou apenas na visão de seus admiradores, por passar um minimo de credibilidade a uma cena que não alcançou a densidade que pretendia ter e nem vai mudar os rumos da teledramaturgia seja no Brasil, seja no Universo. A cena foi apenas mais uma dentre dantas, só isso.

Grazi Massafera tem um longo caminho a trilhar e muito a provar ainda se quiser firmar-se como uma atriz minimamente digna de ostentar o título de sua profissão. No fundo , ela mesma deve saber disso muito bem. Engraçado mesmo é ver como seu público surta com situações banais. Imagina se ela pega um texto que preste e o interprete de forma adequada? Isso ainda não aconteceu, então...

É isso

Ouvindo:Crioulo

Nenhum comentário: