segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Voce Acredita?


E então fui assistir o filme "Você Acredita". Esquemático ao extremo no início, beirando a chatice das pregações mais sonolentas e ainda contando com atuações das mais preguiçosas que já vi. Sean Austin jamais deveria feito qualquer coisa além de "Goonies" pelo simples motivo de não ter o menor talento para interpretar o papel que seja. Aqui é um médico que de tão esquemático chega a ser caricato e sua atuação (?) só piora as coisas. Mira Sorvino é atriz de um filme só (Poderosa Afrodite) depois só fez caca. Ela e Sean encontram aqui Lee Majors que deve ter feito algum tratamento estetético que certamente destruiu além de seu rosto, sua capacidade de atuar. Cibyll Sheppard, falar o que?

Mas o legal é que o filme resiste a tudo isso. O filme é necessário e seu argumento é bom. é fiel ao retratar o mover de Deus na vida dos seres humanos e como ele deixa tudo em aberto, cabendo a cada um de nós tomar a decisão que melhor nos aprouver. O filme trata de verdades e suas consequências, trata de fé, a materia prima do cristianismo e trata sobre tudo da fé aplicada ao amor, que é exatamente o que nos faz sair da letargia e partir para a ação. Sem amor, do que vale a fé afinal?

E ai, nos vinte minutos finais do filme, após mais de 1:40h de projeção, você percebe que sim, ser cristão é estar dentro de um esquema e que nossas ações como cristãos seguem um script ou deveriam seguir, que é fazer o bem, amar ao próximo, viver de forma correta e honesta,  não se envergonhar de proceder desta forma, entender que cada um de nós carrega uma bagagem adquirida em nosso passado e muitas vezes ela vai influenciar nossas ações no presente e no fim de tudo isso é muito melhor ter Deus no controle do que tentar resolver por si só.

O filme fala sobre dependência de Deus e talvez a péssima atuação dos atores seja um ponto positivo. Porque bons atores talvez dessem o seu "toque pessoal" aos personagens, adicionando ou subtraindo características que os personagens não precisam ver ressaltadas/escondidas.

Como cinema, "Você acredita" é pouco, quase nada. Como mensagem para um mundo cada vez mais secularizado no entanto é um poderoso instrumento propagador de uma mensagem que não obstante estar se tornando antiquada mesmo entre os cristão, nunca foi tão necessária como nos dias de hoje. A lembrança da cruz de Cristo se faz necessária em todos os momentos de nossa vida, mas não apenas como curiosidade ou memória de uma bela história, mas como necessidade vital para uma vida que exalte o nome de Cristo e seu plano de salvação. Neste sentido, "Você Acredita" cumpre de forma categórica o seu papel.

É isso

Ouvindo: Heritage Singers

Nenhum comentário: