domingo, 1 de novembro de 2015

Leonardo Gonçalves, o Esquenta de Regina Casé e o debate sem sentido em torno disso tudo


Regina Casé é uma excelente atriz (vá assistir  "Que horas ela volta" e vai entender o que estou falando) que tem um programa que talvez seja o pior da TV na atualidade. Na verdade, o pior da TV em todos os tempos. Isso não a invalida como pessoa, atriz, apresentadora, ou qualquer outro aspecto de sua pessoa, apenas que no caso de seu programa de TV ela tem o pior que ja foi feito.

Hugo Leonardo Gonçalves é um cantor Cristão em plena ascenção em sua carreira que além de ter uma voz de outro planeta tem também uma rara visão positiva sobre o qual é o papel do cantor Cristão e de como conduzir um ministério de forma séria em um mundo cada vez mais secularizado.

Leonardo vai ao programa de Regina. Ao que parece nem ele sabe ainda quando uma vez que foi uma participação gravada sem data certa de ir ao ar. Alguém, que não foi o próprio Leonardo,  resolveu "vazar" (acho muito besta este termo) antes dahora a noticia nas redes (anti) sociais e pronto: Fez-se a polêmica. Vazia, é bem verdade, como toda polemica envolvendo este tipo de situação.

Eu, é evidente, tenho minha opinião e a darei apesar de não ter a menor importância e muito menos relevância por se tratar da opinião de alguém completamente fora do meio musical. é apenas o que eu penso e muito provavelmente eu esteja errado. Mas enfim, vamos lá:

Creio que a Rede Globo que é sem dúvida a maior rede de tv brasileira, esta completamente a serviço do inimigo dos cristãos, a saber, Satã. Simples assim. Seu conteúdo artístico é impregnado com uma filosofia diametralmente oposta ao que cristãos acreditam ser o correto como crença, norma de conduta, filosofia de vida, enfim, são valores bem diferentes um do outro e mesmo o seu jornalismo tem um viés absolutamente tendêncioso ao cobrir noticias ligadas ao meio evangélico em geral.

A Rede Globo também promove o "Festival Promessas", algo que me causa repúdio tanto pelos motivos citados no paragráfo acima, quanto pelo teor descaradamente comercial do evento. Uma empresa passa o ano todo debochando dos cristãos, indo contra tudo o que eles pensam, levantando  bandeiras completamente diferentes das nossas e quando o ano está próximo do fim ela quer faturar em cima do "público cristão"?

Acontece que tanto no caso do Esquenta, quanto do Festival Promessas, a única coisa que posso fazer de efetivo é não assistir nem a um nem a outro, afinal existem milhares de coisas para se fazer em um Domingo a tarde que são muito mais agradáveis do que assistir a tal programa e no caso do festival promessas meu dinheiro pode ser muito melhor aproveitado em outras atividades que não a de ir ao referido show.

De qualquer forma a decisão do Leonardo de ir ao programa é apenas dele. Hoje ele está em uma gravadora que é uma das maiores se não a maior do Brasil no seu segmento e não creio que ela possa ficar recusando-se a ir a programa A, B OU C, são compromissos profissionais afinal de contas, e em que pese a essência de sua canção e ministério, existe a escolha de torna-lo o mais vísivel possível, isto fica bem claro e para que o ministério seja vísivel, ir a este tipo de evento/programa se faz absolutamente necessário.

O que se torna absolutamente desnecessário ao meu modo de ver é a celeuma em torno disto tudo. Primeiro alguém vazar a noticia antes do próprio artista é uma  invasão, uma afronta a sua forma de conduzir sua vida e carreira e depois as  pessoas que acompanham a carreira do Leonardo se dividirem em times "pró" e "contra" sua ida ao programa. Sinceramente é em momentos como este que eu me pergunto onde este mundo vai parar...

Os que sao pró ida se referem aos que são contra com adjetivos impensáveis para um debate cristão e os que são contra acham que os outros são liberais e arderão no caldeirão do inferno junto com o Leonardo. Não existe um equilibrio, um olhar que exclua o radicalismo e  traga ao diálogo o frescor das ideias que são trocadas de forma respeitosa buscando um denominador comum. Nada disso. São pessoas que se dizendo seguidoras de Cristo, se enfrentam não no campo das ideias mas no campo dos gostos pessoas, do "eu acho", "eu penso assim", como se suas idéias fossem ditames definitivos do bem viver e não apenas um ponto de vista individual que não tem a menor importância na maioria das vezes e neste caso em especial da do a irrelevância do tema.

Se Leonardo for ao Esquenta, vai chover na Cantareira? e Se ele não for, vai? Com este exemplo da pra compreender a dimensão diminuta de uma questão que acaba mobilizando tanta gente, por tanto tempo quando ela não tem esta importância toda. Ir a este programa ou não em última analise é uma deicsão que importa somente ao Leonardo e a quem quiser ve-lo cantar ali. Como eu disse, eu que acompanho o seu trabalho, tenho o seu material para ouvir em casa não vou asisti-lo ali pela ruindade do programa mas isto é uma decisão minha, apenas minha e não sou melhor nem pior que ninguém por pensar assim.

Será que não existem causas mais importantes para canalizar a nossa energia? Será que esta sobrando tempo e faltando assunto pra essa turma? Ao que parece, sim. Ir ao esquenta, não ir ao Esquenta... Procuro relevância neste assunto e só o que acho é um monte de mentes e almas vazias que se ocupam com assuntos como este quando deveriam se ocupar com o que realmente importa. Seria cômico, se não fosse trágico!

É isso.

Ouvindo: P.C Baruk

Nenhum comentário: