domingo, 5 de junho de 2016

Morreu Muhammad Ali.


"Não tenho nada contra nenhum Vietcongue, nenhum deles nunca me chamou de Crioulo"
Muhammad Ali

O Boxe, goste o caro leitor ou não, é para mim um esporte elegante. Sim, elegante. Ao contrário do barbarismo do UFC, o  Boxe tem regras bem definidas, é preciso mais do que um golpe de sorte para derrubar o seu oponente. Há que se estuda-lo, mapear seus pontos fracos, temer seus pontos fortes, ser corajoso tanto para atacar como para recolher-se a defesa ainda que a malta ensandecida peça para que o boxeador ataque. O Boxe é a espada. O UFC, a clava.

E dentro do Boxe, Ali foi foi o maior entre os maiores. Foi o chefão, o único e incomparável. Ali se instalou no panteão dos vencedores no lugar destinado ao Rei entre eles e soberanamente entre eles ficou. Flanava como uma Borboleta e socava como um torpedo. Antes que seus oponentes pudessem dar conta estavam "beijando a lona" enquanto ele, implacável e impassível deleitava-se pleno por mais uma vitória.

"Tento ser modesto, mas dai, me falta assunto"
Muhammad Ali

Ali foi dominante no Boxe, mas muito mais do que isso, foi uma das personalidades contemporâneas mais influentes não apenas nos EUA, mas no mundo. Quando ganho sua Medalha de Ouro nas Olimpíadas de Roma, a devolveu por questões de racismo dentro de seu próprio país. Mudou seu nome de batismo por considera-lo "o nome de escravo ao qual não escolhi" e deixou de ser Cassius Clay, o negro descendente de escravos para ser Muhammad Ali, o recém convertido ao Islamismo. Tem que ter muito peito para sendo negro em um tempo em que os EUA era claramente uma sociedade que segregava o seu povo sendo negro se declarar adepto do Islã. Ali não estava nem ai para as convenções.

Lutou pelo direito dos negros, pelos direitos humanos em geral, sendo portador do Mal de Parkinson,  destinou grande parte de seus ganhos para pesquisas que encontrassem a sua cura. Ali foi o melhor lutador que já existiu no ringue. E foi o melhor sobretudo, fora dele.

"O silêncio vale ouro, quando não se acha uma boa resposta"
Muhammad Ali

Encerro com esta frase simplesmente genial. Muhammad Ali era um dos pouco heróis de verdade no Planeta Terra. Ele se foi. O seu legado, no entanto, permanecerá.

É isso.

Ouvindo: Davi Bowie


Nenhum comentário: