terça-feira, 5 de julho de 2016

Heritage Singers 45 anos


Heritage Singers, chova, faça Sol, ou aconteça qualquer outra intempérie sempre será minha referência número 1 quando se fala em música cristã de qualidade. Claro, antes deles eu já tinha ouvido VPC  por exemplo. Denise também é uma referência, assim como Armando Filho também influenciou e muito, a minha forma de entender a música e diga-se de passagem, não tenho vergonha alguma de citar Denise e Armando pois se eram limitados nos arranjos de suas canções e nas vozes que tinham, eram ilimitados no serviço, humildes, exemplos de conduta e tudo o mais que faz um cantor fazer a diferença.

A grande questão é que com o Heritage aprendi que a qualidade deve ser uma obsessão e embora alguns álbuns de algumas formações do grupo não sejam exatamente um primor quanto ao rigor técnico, no quesito entrega, que embora possa parecer subjetivo é o que realmente importa eles sempre foram 100%. Não existe um álbum sequer do Heritage que possa ser apontado como comercial, feito apenas para vender, para elevar o nome do grupo no cenário gospel, (e antes que críticos critiquem, na "indústria" que se transformou a CCM, Herigate Singers é pouco mais que nada, sempre com um esquema de distribuição pouco mais que amador, me lembro de apenas um álbum do quarteto dos caras que foi lançado por uma grande gravadora a Image7 e ainda sim das grandes ela era uma das menores.

Max Mace e Sua Esposa Lucy sempre foram livres para criam o som que achavam mais adequado para o momento do grupo, que começou com formações imensas, depois foi diminuindo, chegou a ter o Heritage Singers II  e mesmo com um esquema pouco agressivo no que diz respeito a colocar a marca para ser conhecida tornou-se um grupo mundialmente conhecido. Pode-se argumentar que apenas os Adventistas sabem que é Max Mace e seu Heritage Singers, algo que eu discordo veementemente porque hoje eles são sim, referência para muito artistas solos de diversas denominações  e também para quartetos e outros grupos.

O Heritage Singers além de manter sua integridade musical sempre se pautou pela forma séria com sempre lidou com a sua audiência. Nunca se viu escândalo algum no Heritage Singers de qualquer ordem.  Evidentemente não é um grupo composto por anjos, e até pelas inúmeras formações que já teve, pessoas que não tinham tanto comprometimento com a bora do grupo certamente devem ter passado por suas fileiras, mas isso não embota a capacidade de emocionar seus ouvintes e principalmente de proclamar o nome do Eterno com propriedade.

Meus parabéns ao grupo, a Max Mace seu grande idealizador e que venham muitos anos mais!!!

É isso

Ouvindo: Heritage Singers

Nenhum comentário: