E a imprensa brasileira descobriu as favelas paulistas. Jura? Ninguém sabia que são algumas das maiores do Brasil e mais populosas e com menos infra estrutura? Ninguém na Globo, CNN, SBT, Bandeirantes, Record e todas as outras não sabiam que o quadro de penúria e falta de um mínimo para se viver é o padrão destes lugares? Brincadeira né?
Falar de favelas, (não vou chamar de comunidade não porque comunidade pode ser uma igreja, um bairro, enfim, vários tipos de ajuntamentos e estamos falando aqui da favela, aquele lugar onde os mais pobres e desassistidos moram e convivem com suas dores), nestes tempos de vírus virou lugar comum. As redes de notícias falam o tempo todo do impacto do Covid 19 na vida destes milhões de habitantes destes lugares.
Sim, eles serão os mais afetados, como sempre são em qualquer outro episódio negativo que envolva a coletividade. E sabe o que isso vai mudar quando tudo isso passar? Nada! Eles só serão em menor número pois morrerão em quantidade maior que em outra classes sociais. Mas os que sobreviverem continuarão a morar em lugares esquecidos e sem melhoria alguma. Favelas são problemas crônicos em São Paulo aos quais os governos, todos eles, não querem ter um olhar de resolução de problemas, apenas medidas paliativas que quando implementadas em ano eleitoral parecem surtir grandes efeitos e trazem o morador para perto de deles.
A Covid 19 mostrará apenas o lado mais perverso da desigualdade em nosso estado. Pessoas morrerão não por falta de conhecimento sore a doença mas por não poderem dela se defender. Isolamento em Paraisópolis? Em Heliópolis? Vamos deixar de ser cínicos! Jamais haverá a menor possibilidade de isolar estas pessoas de forma adequada. Pessoas as quais faltam água para lavar a mão, lavar os alimentos antes de come-los, para um banho digno.
Enquanto briga com Bolsonaro pela liderança do país, Dória se esquece de liderar seu povo, esquece de proteger de forma efetiva, não apenas decretamento uma Quarentena forçada dos habitantes do estado, aqueles que o elegeram Governador. Dória quer salvar sua pele, não a dos paulistas. Quanto aos paulistas favelados, pior ainda, estão abandonados a própria sorte.
Não existe quem olhe pelos moradores das favelas de nosso estado, esta é a triste realidade. a Covid 19 vai passar mas o que virá depois? O que afetará essas pessoas que sobrevirem e serão de novo motivo de luta pela vida? Por que não olhar para elas agora e desenvolver políticas públicas sérias que mudem de uma vez a situação degradante em que vivem? Até quando será desta forma?
É triste a situação das favelas paulistas. Triste e ao que tudo indica irreversível!
É isso.
Ouvindo: Naielly
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário