quarta-feira, 10 de abril de 2024

O Silêncio, Em Silêncio, No Silêncio

 

O Silêncio, ou a ausência de som, ausência de todo e qualquer ruído onde tudo o que resta é um vazio sonoro que pode ser tanto opressor quanto libertador, o silêncio, que impede que se ouça o choro de uma criança, a risada de casais enamorados e cheios de amor, que faz com que sua música preferida não esteja sendo executada, que a bronca de sua mãe se perca em memórias, que o barulho extremo de carros indo e vindo, de aviões pousando e tantas outras referências sonoras sejam apenas vagas lembrança, o silêncio que a tudo deixa mudo e que precisa que assim permaneça pois o menor barulho o inválida, é esse silêncio que sempre me assustou mas de uns tempos para cá me fascina. 

O silêncio tem a propriedade de aguçar outros sentidos e esses sentidos podem aguçar o raciocínio, pois quando o silêncio se instala a mente ao meu ver se acalma e os processos dentro dela se tornam mais claros. é quase como se eu pudesse ouvir minha mente funcionar quando o silêncio ocorre. O Silêncio é raro, ainda mais neste mundo louco em que vivemos onde carros, música, gritos, falas, tudo em enfim vem tendo seus decibéis cada vez mais amplificados. O Silêncio, é desejado, porém pouco alcançado.

Em silêncio. Estar em silêncio quando tudo mais a minha volta é som e fúria é algo que venho tentando. Falar menos e calar mais. Emitir menos ruídos seja de que espécie eles forem. Andar de forma mais leve, ouvir música com volume menor, respirar de forma mais compassada, me colocar em silêncio para ouvir o que as pessoas, o mundo e principalmente a voz de Deus tem a me dizer. Em uma sociedade cada vez mais barulhenta, a voz Dele se perde em meio a tantos sons desnecessários, em meio a tantos atritos sonoros que desencadeiam verdadeiras catarses sonoras onde só restam sons absolutamente desfocados e desnecessários que irritam e enlouquecem mentes mais sensíveis. Em silêncio eu tenho buscado estar, seja calando, seja buscando espaços silenciosos. é difícil, mas...

No silêncio. é no silêncio que eu me conecto com o que realmente me importa, o que realmente me faz bem. No silêncio eu posso tentar meditar, entender quem eu sou e como sou e porque sou.  No silêncio posso tentar me conectar com Ele e sem máscaras ou segredos me derramar. No silêncio, onde tudo é paz e muitas vezes vem acompanhado da escuridão, eu posso verdadeiramente ver quem sou e quem eu deveria ser. No silêncio, e em silêncio o silêncio faz todo sentido como ferramenta de aprendizado. 

Ainda que eu tenha aprendido tão pouco em 51 anos de idade, talvez ainda haja tempo para silenciar e silenciando entender finalmente, qual o meu papel no mundo, seja o meu universo particular, seja o mundo no qual estou inserido e ainda que inserido me sinta excluído.  Quem sbe ainda dá.

É isso.

Ouvindo: Nada

Nenhum comentário: