sábado, 17 de agosto de 2024

A Pipa Do Vovô Não Sobe Mais (Adeus, Silvio Santos)

 

Se você é nascido no Brasil nos últimos 60, 70, 80 anos (ou mais), sabe bem quem é Silvio Santos. A minha geração, especificamente, na casa dos 50, cresceu vendo Domingo no Parque seu programa de Domingo onde entre outras coisas uma participante mirim o mandou enfiar um bambu no... bom,  você sabe bem onde... Silvio Santos morreu, acabou de morrer na verdade. Que ele descanse, que sua família tenha paz neste processo de luto, que a TV brasileira se recupere do baque. Sim, será um baque para a TV, para o país.  Afinal, Silvio Santos era parte da família.

É inestimável o legado que  SS deixa para a TV e para o país como um todo. Seu tino para os negócios, sua integridade como empresário o fez receber dinheiro pela venda do banco Panamericano e usar  esse mesmo dinheiro para abater sua dívida com o fundo garantidor que impediu que um terremoto no sistema financeiro acontecesse graças a incompetência de seus diretores. Como exemplo que sempre foi tomou para si a resolução deste problema e o resolveu.

SS trouxe para o Brasil a série "Raízes" a incrível história de Kunta Kinte. Eu, criança de tudo me emocionei com tão bela história. Trouxe também "Pássaros Feridos" Com Richard Chamberlaim, um melodrama terrível que fazia a criança aqui chorar litros na época que eu sabia chorar. SS tinha o dom de escolher os melhores programas disponíveis na gringa e  exibi-los em seu canal. SS trouxe inclusive o programa que mais odeio na vida, "Chaves". 

Não vou entrar no mérito da ruindade dos textos e atuações de Chaves e tenho certeza absoluta que como homem inteligente que era, SS também detestava o programa mas sabia que seria infalível em termos de audiência e assim foi. Seu tino para descobrir atrações que o povo amaria era impressionante e suas mexidas inesperadas na grade da emissora eram  quase sempre certeiras fazendo com que seus programadores fizessem papel de bobos.

SS trouxe ainda Jô Soares e o fez o maior entrevistador do país. Todos queriam ver o Jô 11:30 e foi Silvio quem lhe deu a oportunidade negada na época pela Globo de ter seu programa de entrevistas. Virou febre e Silvio novamente riu por último. Gênio é uma palavra gasta e normalmente mal utilidade, mas no caso de SS, totalmente válida.

Show do Milhão, Show de Calouros, Namoro na T.V, Domingo No Parque, Topa Tudo Por Dinheiro, Qual é a Música. Apenas alguns exemplos de tantos e tantos programas de sucesso. Impossível não ficar triste com sua morte, com a partida de alguém que realmente parecia ser eterno. Silvio se foi, fica o seu legado. Se por um lado, A Pipa Do Vovô Não Sobe Mais, o DNA do vovô fica gravado na TV e na memória dos brasileiros. Vá em paz, Silvio, seu fã chora sua partida porém fica com milhares de boas lembranças a seu respeito. Nem no caso do Teatro Oficina eu consegui me chatear com você, mesmo você estando totalmente errado. Vai, Sílvio! Nós, que ficamos cultuamos sua memória.

É isso.

Ouvindo: A Pipa Do Vovô Não Sobe Mais.



Nenhum comentário: