terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Crentes e Suas Regras Desnecessárias

 

Hoje com a onde dos podcasts (a grande, a imensa maioria formada por podbobers), e os canais do vocêtubo (quase todos canais de esgoto de tão ruim que são), a opinião tem se disseminado como nunca antes pelas redes sociais. Isso é bom? É ótimo! Isso é angustiante, demais!

Existem canais e pods para todos os gostos. Científicos, de humor, de variedades, infantis, esportivos, enfim, o cardápio é mais que variado e claro que no meio desses todos não faltariam os canais e pods dos crentes. Amigos, da medo. Tirando o 1% de gente série que se aventura nessa seara a grande maioria é formado por pessoas que querem fomentar o ódio a algum grupo de crente específico e pior, querem que eles sejam odiados por outros crentes.  

Se você não pensa como esses malucos que disseminam suas próprias opiniões como se fossem opiniões sopradas em seus ouvidos pelo próprio Deus, já era, você e sua forma de ver o mundo a vida e sua própria relação como o Eterno não esta em consonância com esses malucos, você esta fadado a danação eterna e pior, você não é uma boa pessoa.

A forma como esse pessoa ridiculariza a religião alheia sempre começando suas postagens com "com todo respeito aos nossos irmãos da religião tal..." beira o absurdo. Alguns ainda tentam ter alguma sutileza mas a grande maioria ridiculariza a religião do outro como se fosse sua obrigação abrir uma cruzada divina contra quem pensa diferente. é impressionante.

Só não é mais impressionante o tamanho da audiência que se dispõe a ver esses verdadeiros Fla x Flus que são armados por estes mercadores do templo modernos que estão apenas interessados em likes e engajamento para que seus canais prosperem e eles ainda mais. Quase todos partem do princípio mal caráter de falar o que quiser sem o devido contraponto em tempo real. Imagina se eu vou chamar um neo pentecostal pra falar mal dele? Se vou chamar um Testemunha de Jeová quando quero satiriza-lo ou um Adventista quando digo que sua igreja é uma seita. Nem pensar!

Basta apenas falar para uma audiência que esta louca para ouvir o que esse pessoal tem a dizer sem a devida e necessária réplica e pronto, os likes são garantidos. Basta dizer as piores atrocidades sobre as crenças alheias e tudo bem. Mas eu me pergunte: Deus, se ele existe de fato, aprova tal prática?

Deus  gosta de ver seus filhos (e aqui parto do princípio que todos são seus filhos) sendo atracados por irmãos raivosos apenas porque eles tem visões divergentes de seu pai? A necessidade de estar com a razão é mais imperativa do que o amor que deveria guiar todos os filhos de Deus na Terra? Fomentar a falta de diálogo porque o monólogo é mais confortável não traz nada de positivo, mas o diálogo traz a necessidade de raciocinar e rever e embasar as minhas crenças de forma sólida enquanto no monólogo, o que quer que se fale vira lei.

A forma de interpretar a bíblia deveria ser tão debatida ao ponto de  ser mais importante do que ensinar do amor de Deus? Veja, ninguém nesses pods ou canais debate sobre o amor de Deus. As questões são sempre morais ou cerimoniais ou pasmem, financeiras.  O amor do Eterno que deveria ser espalhado ao mundo é deixado em algum plano bem distante pois importa mais doutrinar os crentes e principalmente os novos crente sobre as mil e uma regras que compõe o "bom cristão".

Não basta seguir o evangelho de Cristo é preciso cumprir uma série de regulamentos que cercam um caminho que deveria ser simples e evidente aos olhos das pessoas.  Infelizmente com o advento das opini~~oes sem limites hoje o que temos é o evangelho segundo o pastor x ou o evangelho segundo o pastor y e tem evangelhos para mais de 3 alfabetos para se conhecer, todos diametralmente opostos pois não falam de Deus e seu filho Jesus e o Espirito Santo mas de como eles são percebidos por pessoas sem o menor conhecimento teológico, emocionados em busca de $$ fácil que a internet traz.

Enquanto pods e canais do vocêtubo continuarem a fomentar a desunião e mais que a desunião, continuarem a fragmentar o evangelho  em partes tão específicas que não levam a nada, mais demorará para que o verdadeiro objetivo de Cristo que é espalhar as boas novas de salvação e seu amor, seu sublime amor, demorará a ser concretizado. Jesus é muito mais simples do que fazem parecer esses donos de canais e suas regras loucas regras. O caminho mais seguro para conhece-lo? A Biblia!

É isso.

Ouvindo: Point Of Grace


Nenhum comentário: