segunda-feira, 26 de junho de 2023

Depois Que Comecei a Seguir a NASA

 

Engraçado que eu comecei a seguir o perfil da NASA no Instagram achando que talvez suas fotos e vídeos pudessem me revelar motivos até então ocultos para definitivamente me tornam uma pessoa sem fé em Deus. Afinal ao avistar galáxias distantes, os vídeos de Marte, as Luas de Saturno, tudo que o James Webb tem a revelar dos exoplanetas que é muito mais que o Hublle já revelou, eu achei que ficaria claro que explosões gigantescas e imensuráveis, destilando energia em quantidades absolutamente  inimagináveis eram as responsáveis por tudo o que conhecemos e que tudo seria sem inicio, meio e muito menos, fim.

Acontece que as imagens da NASA mostram um Universo perfeito demais para ter sido criado de forma tão caótica, sem método, sem parâmetros ou balizamentos por mínimos que fossem, apenas o acaso de explosões aleatórias que aqui e ali criaram vida nas suas mais variadas formas. Ora, como seria possível tanta perfeição sem método, sem um Criador? Como seria possível tanta inteligência contida  em um design tão elegante ter pura e simplesmente sido obra de um acaso que joga com os cantos mais obscuros e sombrios do Universo conhecido levando profunda escuridão a alguns lugares e toda a beleza resplendorosa  de Sóis que podem ser milhões, bilhões de vezes maior que o do nosso Sistema Solar?

Um gigante gasoso como Saturno ter Enceladus, com  sua crosta de gelo que protege seu imenso oceano por baixo dela com provavelmente vida abundante é apenas obra de um cataclismo eventual que colocou tudo em posições perfeitas para que o gelo se desenvolvesse e por baixo dele o oceano e os elementos essenciais a vida surgissem conforme o bel prazer do nada, de ninguém apenas o bom e velho acaso trabalhando incessantemente.

E se eu tenho que crer no acaso, em explosões monumentais de energia condensada que se insurge e resolve viajar livre por bilhões e bilhões de km a velocidade da luz com um ímpeto que ao mesmo tempo que cria destrói de forma avassaladora, porque não posso crer em um ser que tudo criou segundo sua vontade e inteligência ímpar que colocou tudo em seu devido lugar de forma organizada e perfeita?

Por que é mais fácil crer em tudo isso do que pura e simplesmente em um Deus Criador? A beleza do Universo nas imagens da NASA diariamente postadas no Instagram grita que ele foi criado e não apenas surgiu do nada, sem que uma força maior, divina o tivesse impulsionado. E se esse mesmo Universo continua se expandindo segundo algumas teorias ou se retraindo segundo outras, ainda sim, porque achar que isso não segue uma lógica estabelecida por este mesmo Deus?

Desacreditar Deus e sua essência criadora em detrimento de nossas teorias nos torna melhor que Ele? Nos torna mais inteligentes que a inteligência suprema que ele possui? Por outro lado crer em Deus nos torna de alguma forma mais rasos e incapazes de pensamentos mais altos e produtivos? Eu busquei a NASA querendo não crer e as imagens que ela me forneceu apenas fortaleceram a minha tão frágil fé.

É isso.

Ouvindo: Sepultura  e sua brilhante Kaiowas

Nenhum comentário: