quinta-feira, 8 de junho de 2023

Os Vídeos Vindos De Marte

 

Eu não sigo no meu Instagram os perfis da moda. Nada de ex BBB ou cantores da moda ou gente que se acha celebridade. Mas eu sigo o perfil da NASA. E no perfil da NASA tenho visto algumas das mais belas imagens a que tive acesso nos últimos tempos que são os vídeos que os rovers e o helicóptero que estão lá enviam para Terra. Feitas por máquinas enviadas por nós seres humanos até lá, elas escrutinam a paisagem árida e ao mesmo tempo bela do planeta vermelho Marte sem nenhum personagem é o melhor programa disponível no Instagram. Acalma, relaxa e faz refletir.

São imagens que evocam a solidão de um local que não tem habitantes. Não tem água, praia, não tem o verde das árvores e a suas Luas apesar de serem 2(Fobos e Deimos), não tem o charme da nossa singular Lua prateada. Elas não influenciam as marés pois lá mar não há. Não existem casais apaixonados para sob seu reflexo tecerem declarações de amor um para o outro e nem poetas tristes para escreverem poesias  inspirados em sua beleza.

Alias, as Luas de Martes não são bonitas. Nem a nossa o é, a rigor, mas nós achamos que sim. O que Marte tem de lindo, eu descobri acompanhado o Insta da NASA, são suas imagens, é o deslizar do rover pelo seu solo e o helicóptero que em seus voos fotografa e filma um lugar que certamente nos seria hostil em um primeiro momento mas talvez pudesse ser nosso abrigo no futuro. Dizem os cientistas que certamente já houve água lá e a pouco tempo atrás o rover fotografou e filmou o que eles cientistas afiram ser o leito de um rio que deve ter sido caudaloso e profundo. Chegamos atrasados para ver a beleza de um rio em outro planeta. Algumas centenas de milhões de anos atrasados.

Perguntam para que servem imagens de um planeta estéril e sem perspectiva de vida. Eu creio que para fazer sonhar. Seja com colônias futuras de seres humanos, seja com uma base exploração com poucos astronautas tanto faz. Serve também para o sonhador que acordado, imagina, ou sonha, em como foi aquele planeta em seus primórdios. Será que houve vida? De que espécie? Os rios eram de água doce coo os nossos? Desaguavam em oceanos? Ou só haviam oceanos? Esses oceanos e rios tinham vida? Vida primitiva ou evoluída?

Eu não perco nenhum dos vídeos que eles soltam diariamente (entre 5 e 7) e me congratulo com os cientistas que conseguiram de forma espetacular colocar engenhos humanos rodando em um lugar onde jamais se poderia imaginar possível a coisa de 100 anos atrás. Eu particularmente me imagino andando ali pelas não estradas de marte solitário. Será que me sentiria mais perto de Deus por estar em Marte?  Ou estando em um planeta me sentiria em distância similar a que me sinto dele aqui na  Terra? Eu teria que flutuar pelo espaço sideral para me sentir mais perto Dele? Ou ele esta tão perto de mim e eu não percebo?

Talvez ali ele andasse ao meu lado sem os barulhos que nos distraem aqui na Terra, e eu pudesse ouvir sua voz com mais clareza. Talvez a gente pudesse conversar sobre assuntos diversos, sobre quem eu sou e porque sou como sou. Talvez ele me falasse dos seus planos para mim e eu me dispusesse a ouvir coisa que hoje não faço. Se eu caminhasse por Marte, ia pedir que Ele se apresentasse a mim de forma efetiva assim como ele fez com Enoque, que de tão seu amigo, acabou indo morar com ele ainda em vida.

Eu creio que Marte assim como todo sistema solar e assim como todo o universo é uma criação de Deus. Não consigo por mais que eu tente, imaginar que uma explosão inicial que veio do nada deu origem ao universo como hoje o conhecemos. Sei que começar um texto exaltando a ciência e depois dizer que Deus é o excelso criador pode parecer estranho, mas para mim, Ele é sim, fonte de vida, de toda vida e ainda sim a ciência tem o seu lugar, sua função ainda que seja me fazer sonhar com a beleza triste que vem de Marte.

É isso.

Ouvindo: Beatles


Nenhum comentário: