O Rio Grande do Sul está submerso. Submerso pela água que insiste em cair sob seu território de forma incessante e também submerso por hipocrisia, fake news e aproveitadores de todo tipo. Se por um lado o brasileiro tem mostrado o que tem de melhorem termos de solidariedade e empatia, ele também não se furta a mostrar o que tem de pior com tantas e tanas pessoas saqueando os mais vulneráveis, tentando se aproveitar de uma tragédia para obter dividendos políticos e outros ainda interessados em instalar o caos através de mentiras que de tanto serem proferidas acabam se tornando verdade para os desavisados.
O Rio Grande do Sul demorará meses, talvez anos para se recuperar completamente e certamente jamais será o mesmo que era até aqui. Cidades inteiras serão reconstruídas, muitas delas fora do seu local de origem, pessoas, milhares delas jamais voltarão para o seu lugar de origem e terão que se estabelecer em outro canto do estado ou talvez até fora de seu estado.
Enquanto a água se precipita desde o céu até o solo gaúcho, mentiras sob a atuação de nosso (des)governo acentuam uma situação que já é caótica por si só e se por um lado realmente a atuação do governo federal tem deixado a desejar em muito, do outro, mentiras deslavadas são plantadas diariamente para desacreditar ainda mais este governo que patina em seu próprio lodaçal de incompetência. Enquanto pessoas perdem o que já não tinham de tão pouco que era e pior, perdem amigos, parentes e pets, os governantes em todas as esferas buscam ao invés de minorar o sofrimento, maximizar a exposição de seus agentes como se falar e mostrar algumas imagens carregadas de dramaticidade tosse resolver o problema efetivo de um povo que esta a beira do colapso.
Choveu e continua chovendo e provavelmente choverá ainda mais. Pessoas ainda morrerão, pets ainda morrerão, muitos continuam desaparecidos e quando a água enfim baixar e os prejuízos de fato começarem a ser contabilizados mais dor, consternação e sentimento de impotência florescerão e esse povo só poderá ser amparado pelo próprio povo do restante do país pois esperar por suas autoridades é algo inútil e vão. O próprio povo será o agente catalisador de mudanças e atuando de forma totalmente independente destes agentes públicos que não estão preocupados com a situação dos que nada tem, levará esperança e mudança efetiva.
Enquanto isso na internet, esse local que é terra de ninguém, onde impera o mal e a loucura, pessoas continuam espalhando mentiras baseadas em uma polarização insana e desnecessária que divide e atrapalha o nosso combalido país, numa tentativa torpe de defender seu "lado" quando deveríamos todos ser um só. A direita e a esquerda agora pouco importam e deveriam ser apenas "povo" mas na visão equivocada de seus líderes não existe momento melhor para que mintam, conspirem, usem de todos os artifícios para que um lado prevaleça sobre o outro quando no final das contas o resultado será apenas um pais, (não apenas o Rio Grande do Sul), ainda mais esfacelado por disputas que nada resolvem e tudo complicam.
Eu peço a Deus e apenas a Ele, que se for de sua vontade, interfira nessa situação com sua misericordiosa graça. Que conforte aqueles que perderam seus queridos e que de forças ao povo do sul para reconstruir suas vidas.
É isso.
Ouvindo: Arautos do Rei
Nenhum comentário:
Postar um comentário