terça-feira, 16 de julho de 2024

De Tudo Que Ouvi Na Vida, Gostaria De Morrer Ouvindo Pie Jesu

 

De todos rocks, de todos os sambas, de toda MPB, de toda música clássica. De todos os tangos, todas as valsas, das arias na voz de Maria Callas ou Pavarotti, da 5 de Beethoven (para mim o Gustavo Lima da música clássica e obviamente isso não é um elogio), de todo Mozart e de todo Salieri, Antonio (não se enganem, Salieri não era um músico mediocre como Amadeus, o filme faz crer, basta ouvir Les Danaides para se certificar do que digo), enfim, de todas as trilhas sonoras para filmes seja de Nino Rota, Hans Zimmer, Ennio Morricone ou outros. De tudo que ouvi, até hoje, o gospel tradicional, a CCM (Contemporary Christian Muscic), as Bachianas de Vila Lobos, a musica barroca, seja o que for. De tudo mesmo que se refere a música, inclusive o que não mencionei, nada se compara a Pie Jesu de Andrew Lloid Weber. Nada!

E eu sei porque amo tanto esta canção e a amo a cada dia mais. Eu tenho um motivo sólido para preferir Pie Jesu a por exemplo o Réquiem Em Ré Menor de Mozart.  Ou o Rap dos Racionais, ou Best of You do Foo Fighters, ou o hino do Santos. Pie Jesu me lembra Dele, o tempo todo. De Jesus, o piedoso, o magnânimo, o leal, o que nunca me abandona memso que eu vire as costas ou pior na maior parte do tempo tenha sérias dificuldades em acreditar em sua existência. Eu gostaria de antes de morrer poder ouvir Pie Jesu, ou melhor, gostaria de morrer ouvindo Pie Jesu. Seria uma morte linda, plácida, uma morte de uma vida que conheceu, (ainda que relutando em crer), quem foi Jesus Cristo o cordeiro que tira o pecado do mundo, aquele que aceitou imolar-se para que eu pudesse viver, aquele que ao morrer me deu a chanec da vida eterna.

Para além do significado filosófico por assim dizer, existe uma beleza indisfarçavel em Pie Jesu. Cada nota esta em seu devido lugar e não existe exagero ou falta. Tudo é exato. Tudo é pensado para ser belo e comovente e o objetivo é atingido com100% de efetividade.  Claro que Pie Jesu como toda obra de arte exige  uma sensibilidade inata a quem vai ouvi-la e pode sim causar estranhamento a quem esta acostumado aos sub generos músicais vulgares que dominam o cancioneiro não só brasileiro, mas mundial. Pie Jesu é uma obra prima!

Eu realmente gostaria de morrer ouvindo Pie Jesu. Por mais irônico ou paradoxal que possa parecer, isso traria sentido a minha vida.

É isso.

Ouvindo: Pie Jesu, com a interpretação de Celtic Woman

Nenhum comentário: