quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Graziela, Uma Pessoa Boa. Realmente Boa.

s

Bob Dylan, que a grande maioria dos patetas brasileiros jamais saberão quem é porque estão mais preocupados em ouvir Gustavo Lima e outras bostas enquanto se embriagam de cerveja ruim diz mais ou menos assim em uma de suas músicas mais bacanas (e debochadas), "Rayny Days Woman #12 & 35":

Eles vão te apedrejar enquanto você toma café,

Vão te apedrejar enquanto anda pelas ruas,

Vão te apedrejar quando tenta se manter sentado,

Vão te apedrejar enquanto você tenta ganhar uma grana,

Vão te apedrejar quando você estiver dirigindo seu carro.

Vão te apedrejar e te desejar boa sorte,

Vão te apedrejar e dizer que é o fim,

Sim, você vai se sentir sozinho,

Mas todo mundo tem que apedrejar.

 Graziela, Dylan foi direto ao ponto. Não importa o que você faça, não importa o que você não faça. Não importa coo você se conduza, sempre haverá alguém para te apedrejar por mais que não haja motivo ou necessidade. Por mais que você esteja apenas tentando viver sua vida ou expressando sua opinião, sempre haverá alguém pronto a dizer que você por exemplo não é uma boa pessoa. Que você é má, que suas intenções são sempre dissimuladas e por trás de cada palavra ou gesto existe uma agenda pronta para favorecer apenas a você mesma em detrimento dos outros.

Não importa se existe bondade em seu coração, uma tonelada de bondade para se distribuir por dia, se não se quer ver bondade. Vemos bondade onde queremos ver e vemos maldade onde achamos que ela existe. Vemos maldade em quem é bom para aplacar a nossa própria maldade, para dizermos a nós mesmos que "não, não, existe gente muito mais inclinada ao mal que eu mesma" 

Vemos bondade onde a maldade impera porque o horror a nossa volta nos cega, e  em nossa cegueira não distinguimos mais o bem do mal, ao ponto de acusar pessoas genuinamente boas de serem más e vice e versa apenas ao sabor de nossas conveniências. Dylan, Graziela, foi preciso quando disse que as pessoas vão te apedrejar e te desejar boa sorte, porque pessoas boas como você, inseridas em um mundo tão mal, se comportando como boas pessoas diante daqueles que não o são, automaticamente são acusadas, não por serem de fato pessoas ruins, mas sim por serem diferentes.

Em um mundo onde a métrica ideal é o cinismo e crueldade, ser bom incomoda, causa estranheza, embaraço e a única arma que resta aos que como maus se comportam é transferir o seu lado ruim aos que bons ao menos tentam ser. Dylan disse ainda que as pessoas vão te apedrejar e vão voltar. Vão voltar (e agora quem diz sou eu pois Dylan deixou apenas sub entendido), para certificar-se se você sucumbiu as pedradas ou se não, quantas mais são necessárias para que você sucumba de fato.

Acontece, Graziela, que você não vai sucumbir. Pessoas realmente boas como você até se envergam como um bambu na tempestade, mas não quebram. Existe um Deus que as ampara, que se não te tira da tempestade, atravessa ela ao seu lado, segurando sua mão.

Vão te apedrejar, Graziela. Vão dizer que você é má. Mas o seu coração é tão puro e tão raro como o ouro de Ofir. Não se contamina com o mal, com cerveja e nem com Gustavo Lima (Meus Deus, de quanta formas e em quantas situações é possível ofender de forma elegante esse jeca, esse cafona?)

Deus sempre estará do seu lado. E a vida não é apenas  tempestade. Se hoje  Ele segura sua mão em meio ao negror das densas nuvens de chuva que parece não ter fim, Ele correrá com você, como se  uma menina linda, sua filha linda, sua criança, você fosse, pelos campos verdejantes do Salmo 23 quando ela passar e sua perna hoje com titânio e sei mais o que será uma lembrança longe, quase irreal pois todas as coisas novas se fizeram e as antigas já não mais existem. 

Nesses dias, nessa nova cidade você será chamada de filha e estará em um lugar onde todos serão realmente irmãos, realmente se amarão como tal e nada, nem uma minúscula nesga de tristeza existirá. Acredite, Graziela, eles virão te apedrejar, Dylan já havia alertado, embora não há muito o que se esperar de quem gosta de ver artistas embriagados em "lives" constrangedoras. Mas um dia, as pedras acabarão e o que ficará, e para sempre ficará é o amor do Pai por você.

É isso.

Ouvindo: Bob Dylan

Nenhum comentário: